Finanças

10 dicas para manter sua empresa durante a crise

/
3 0
Tempo de leitura: 5 min

É muito comum durante momentos de crise gestores ficarem totalmente perdidos e sem ter a mínima ideia de qual caminho seguir. Mas é justamente nessa hora que uma boa gestão empresarial é fundamental.

Obviamente, vez ou outra, uma organização pode enfrentar determinadas turbulências, o que é perfeitamente normal. 

No entanto, crises mais graves como a que estamos vivendo hoje, é necessário tomar algumas atitudes assertivas até mesmo para a empresa não quebrar.

Nesse artigo, reunimos 10 dicas para se manter durante a crise, que com certeza vão ajudar bastante a passar por tudo isso sem tantos impactos negativos.

Por que é importante a gestão empresarial durante crises?

Em primeiro lugar, qual é a função de um gestor? É direcionar sua equipe, pensar em estratégias visando o funcionamento e crescimento da empresa e coordenar todos os setores.

É essencial que sua percepção seja a mais abrangente possível, especialmente para avaliar quando algo está ou não funcionando bem ou está de acordo com as metas traçadas.

Durante crises, seu papel ainda é mais importante porque vai ter que saber o que fazer para que a empresa não seja tão impactada e se mantenha em pé. 

Se você é um gestor ou até dono de uma empresa, veja agora 10 dicas para se manter durante momentos de crise.

10 dicas para se manter durante crises

Saiba que não é uma tarefa fácil. O gestor precisa avaliar com muita cautela toda a situação e elaborar um plano para enfrentar todos esses desafios, fazendo com que a empresa se adapte da melhor forma possível a essa nova realidade.

Buscar por medidas rápidas, mas assertivas

Diante de uma crise, muitos gestores querem resolver tudo rápido, porém, a calma é fundamental nesse momento, principalmente para não adotar uma medida impensada.

É claro que um gestor não pode demorar muito para agir, então a dica é: agir no momento certo.

Escutar sua equipe

Enquanto gestor e líder, é essencial escutar seus colaboradores, ajudá-los a verbalizar seus medos e responder honestamente a todas suas perguntas.

Ter uma comunicação alinhada com a equipe faz com que todos compartilhem dos mesmos objetivos da organização, o que é bom não apenas para a empresa em si, mas para transmitir o mesmo discurso aos clientes.

Continue a delegar, como você fazia antes para mostrar aos funcionários que confia nas suas capacidades.

Conservar o mesmo nível de exigência

Um dos erros clássicos de gestores é pensar que durante crises, devem deixar “tudo correr solto”. 

É óbvio que é preciso estar atento à sua equipe, mas ao exigir menos, corre o risco de reduzir a qualidade dos produtos e serviços da empresa, o que pode trazer sérios prejuízos financeiros.

Mesmo que o trabalho seja em sistema home office, os membros da equipe devem continuar exercendo suas funções da mesma forma que antes da crise.

Cortar despesas supérfluas

Vale a pena analisar todos os custos para verificar quais despesas que, sendo cortadas, não irão interferir nos resultados pretendidos. 

Apenas em último caso que se deve pensar em dispensar os funcionários, pois são eles os responsáveis por fazer a empresa funcionar.

Ainda assim, isso vai depender da avaliação de cada gestor, pois somente ele sabe o que é prioridade para a empresa nesse momento.

Evite paralisar a empresa

O ideal é que a empresa continue funcionando, com sua equipe focada em suas atividades. 

Hoje, muitas empresas estão adotando o sistema home office justamente para não paralisar suas atividades, mas é importante que o gestor faça reuniões regulares com sua equipe, mantendo a empresa em funcionamento.

Aproveite oportunidades

Por mais contraditório que possa ser em um momento de crise, e uma ideia é realocar os investimentos em novas oportunidades, pois muitas necessidades surgem em épocas de crise.

Muitas empresas estão se reinventando e estão usando a Internet para continuar vendendo, e até mesmo ampliando os serviços, como é o caso de restaurantes delivery.

Planejamento estratégico

Todo gestor deve elaborar um planejamento estratégico, o qual precisa ser bastante realista com a atual situação, fazendo análises frequentes sobre o seu mercado.

Sem um planejamento, nenhuma empresa consegue se manter em pé, mesmo em situações normais.

Use a tecnologia a seu favor

Com um mundo cada vez mais globalizado, a tecnologia hoje é uma necessidade. Existem vários softwares que auxiliam na otimização de processos.

Isso permite uma maior agilidade, além de ajudar o gestor a focar seu tempo no que é realmente importante.

Mantenha a comunicação com seus clientes

É primordial que seus clientes saibam que a sua empresa não está medindo esforços para atendê-los da melhor forma possível. Isso lhes dá mais segurança e confiança na organização.

Mostre que a empresa está funcionando, explicando a eles apenas que com pequenas limitações.

Home Office

Já foi mencionado acima, mas vale reforçar. O home office é a saída encontrada por muitas empresas para se manter durante crises.

Outra possibilidade, por exemplo, é o delivery (dependendo da sua área de atuação). Muitos restaurantes estão investindo nisso, o que inclusive gerou mais lucratividade.

Vale a pena montar uma gestão de crise?

Em primeiro lugar, o que é gestão de crise? São estratégias que visam minimizar e reduzir os impactos negativos de uma crise na estrutura da empresa.

O gestor responsável pela gestão de crise será capaz, com base em todos os dados disponíveis, de tomar atitudes mais assertivas e eficazes.

Na verdade, faria parte desta gestão colaboradores de todos os setores da empresa, e juntos, decidiriam qual melhor decisão tomar para o momento.

Além disso, permite que o gestor tenha uma visão mais ampla do que realmente está acontecendo e pensar no que fazer após a crise passar. 

No caso do Coronavírus, não existe qualquer previsão, assim, qualquer gestor precisa ter um plano estratégico muito bem elaborado.

Vai chegar um momento que tudo isso vai passar e a empresa que conseguir seguindo seu planejamento, será mais fácil enfrentar os desafios futuros pois a empresa que cresce durante uma crise, prospera em qualquer situação.

Posts Relacionados
/

É muito comum durante momentos de crise gestores ficarem totalmente perdidos e sem ter a…

/

De acordo com dados estatísticos que foram levantados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o SEBRAE, atualmente aproximadamente 90% das empresas brasileiras são negócios familiares...

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up