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4 dicas incríveis para desenvolver diferencial competitivo na empresa

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O diferencial competitivo pode ser entendido como aquilo que a empresa entrega ao consumidor, permitindo que ela se destaque entre os concorrentes. Com base em informações detalhadas sobre o público-alvo, o mercado e as tendências, o empreendimento pode se diferenciar da concorrência de modo que, na percepção do cliente, seja considerada único.

Quando o consumidor percebe que determinada empresa apresenta a melhor opção, ele se sente mais estimulado a trocar seu dinheiro pelo produto ou serviço oferecido por ela, o que aumenta as vendas, melhora a lucratividade e consolida o negócio no mercado.

Contudo, esse é um objetivo almejado por toda a concorrência. Por isso, além da eficiência operacional e da qualidade, no competitivo mercado atual é preciso encantar o cliente. Continue a leitura e confira 4 dicas que vão ajudar a diferenciar seu negócio!

1. Levante informação

Esse é um caminho seguro para diferenciar o seu negócio, uma vez que a competitividade depende diretamente da capacidade que o seu empreendimento tem de entregar um valor superior.

Estabelecer um melhor nível de qualidade, prazos menores e outras vantagens gerais, é algo que pode ter importância relativa se o seu cliente estiver contente com as condições oferecidas no mercado.

Para encontrar o seu diferencial é preciso identificar a dor do cliente, pois é solucionando os problemas com os quais ele convive que o seu negócio se torna único. Além disso, também é determinante estar atento às tendências do mercado e aos diferenciais da concorrência.

2. Estabeleça um posicionamento

Como você deseja que sua marca se destaque na percepção do consumidor? Quer reconhecimento pelo atendimento? Pela agilidade e eficiência? Pela atuação concentrada em uma região? Por ser especializada em um determinado segmento? Parta do principio de que cada negócio tem o seu lugar no mercado e se esforce para demarcar (posicionar) o seu.

Essa prática envolve conhecer o concorrente, mas não tem relação com qualquer tipo de tentativa de copiar ideias e métodos. O objetivo é observar o que está funcionando e aprimorar. Se você mantiver os esforços no sentido de entregar um valor superior e souber comunicar isso, o consumidor vai reconhecer seu diferencial.

3. Seja estratégico

O foco operacional não ajuda na criação de um diferencial competitivo. É preciso estruturar seu negócio com automação, sistema de gestão, capacitação e outros recursos que melhorem a produtividade, eliminando tarefas manuais e processos burocráticos.

Assim, ganha-se tempo e você pode se dedicar às tarefas mais estratégicas e à inteligência competitiva, garantindo sua diferenciação. Enquanto você, na linguagem popular, precisar “colocar a mão na massa”, estará vulnerável à concorrência e ao movimento que ocorre no mercado.

4. Inove

Inovar não é, necessariamente, promover uma revolução. Basicamente, consiste em entregar algo novo, de valor superior, e garantir que seja aceito pelo mercado. Quanto mais difícil for imitar aquilo que está sendo oferecido, mais vantajoso será para sua competitividade.

Nesse sentido, você pode buscar o seu diferencial competitivo e a fidelidade do cliente inovando processos, agregando tecnologia, criando meios mais eficientes de distribuição e formas de pagamento inovadoras, entre outas ações.

Lembre-se de que é preciso criar um bom plano para divulgar seu diferencial competitivo, pois esse recurso não adiantará de nada, se o consumidor não souber da existência dele. Aliás, depois que o cliente reconhece esse diferencial, também ajuda a divulgar o produto ou serviço da sua empresa, mas, primeiro precisa se tornar fiel à sua marca.

Agora que você já saber como desenvolver o diferencial competitivo na empresa, confira nossas 4 dicas para fidelizar clientes no varejo e no atacado!

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