Tempo de leitura: 6 min
Romaneio

Para você que tem uma loja virtual, em um marketplace ou não, deve saber bem a importância do romaneio (ou controle de entrega) ou mesmo para uma loja física que lide com estas entregas, ter uma rotina de transporte cria, inevitavelmente, uma grande quantidade de informações.

Gerenciar corretamente todas estas informações requer lidar com prazos, estoque, tipo e quantidade de mercadorias e até mesmo com imprevistos durante este transporte. Sem isto, você compromete toda a logística do seu negócio, prazos e a confiabilidade de sua empresa junto aos seus clientes.

Assim, saber gerenciar corretamente o romaneio é fundamental para manter a organização, alcançar a eficiência pretendida e otimizar os seus resultados. Neste artigo você vai entender melhor como funciona o romaneio e vai ter dicas sobre softwares e sistemas que podem ajudar sua empresa nisso.

O que é o Romaneio e qual a Sua Importância?

Controle de entregas

Resumidamente, podemos considerar o romaneio de cargas como sendo o documento utilizado em transporte, que vai listar detalhadamente qual a carga ali transportada. Nele vão constar a relação dos volumes e a descrição de cada um deles.

E qual o objetivo deste romaneio, afinal? Ele visa concentrar em um único local/arquivo todos os volumes e respectivos conteúdos de um dado transporte. Ele é importante porque garante a entrega no prazo, evitando erros durante a entrega aos clientes, facilita o processo de conferência e ainda agiliza os processos de fiscalização.

Ajuda a prevenir também roubos e furtos de cargas que ocasionalmente acontecem durante o transporte. Confira algumas dicas para o sucesso de suas entregas no Portal.Sebrae.

Como é Feita a Emissão do Romaneio?

Ele pode ser facilmente emitido a partir de uma planilha simples. No entanto, esta planilha deve ser complexa o bastante para conter todas as informações que atendam a necessidade do seu negócio, no que tange ao transporte de cargas.

Se assim não for, você estará lidando com dados imprecisos, informações incorretas ou incompletas, entre outros, o que pode ser ainda pior do que não ter um controle de entrega.

Uma alternativa muito interessante, que visa tornar a emissão do romaneio mais fácil e ágil, é automatizá-lo. De forma automatizada e eficazmente integrada aos outros processos e etapas pertinentes com sua empresa, vai garantir a precisão e a confiabilidade de que você precisa.

Deste modo, os sistemas da empresa serão utilizados para suprir de informações necessárias para que possam ser utilizadas exatamente para criar o romaneio.

Quais Informações um Romaneio deve Conter?

Falamos logo acima sobre o seu romaneio conter todas as informações que atendam a necessidade do seu negócio, mas quais são estas informações? Não existe um padrão único aplicável a todo tipo de empresa e/ou de controle de entrega, mas existe sim informações básicas que são consideradas relevantes, como:

  • A correta identificação de todos os volumes;
  • A quantidade destes volumes e/ou embalagens;
  • O tipo e até característica das embalagens utilizadas (caixotes, paletes, etc.);
  • As respectivas Notas Fiscais de envio de mercadoria;
  • Características dos volumes como peso (parcial e total), dimensões, etc.

Quais os Benefícios do Controle de Entrega para a Minha Empresa?

Um romaneio de cargas promove vários benefícios para a sua empresa, como:

  1. Maior confiabilidade em sua entrega: com todos os dados bem relacionados, o monitoramento e controle de sua entrega estarão garantidos e esta é a melhor forma de garantir também que este entrega seja efetivada com sucesso.
  • Informações in loco e atualizadas para os seus clientes: os romaneios alimentam com informações precisas todos os sistemas de rastreamento de envios de produtos. Em sistemas que estão integrados, toda estas informações serão atualizadas diretamente no próprio site da empresa. Isto é tranquilidade e transparência para o seu cliente.

Qual o benefício disto? Fidelização de clientes, além de favorecer novos negócios com estes.

  • Em caso de sinistros, sua empresa estará resguardada junto às seguradoras: nunca se sabe quando imprevistos acontecerão. Roubos, acidentes, avarias de todos os tipos, entre outros poderão ser rapidamente identificados para com sua seguradora, através de um romaneio corretamente emitido.

Se não houver o romaneio, este processo de indenização pode ser muito mais demorado, burocrático e até, em determinadas situações, negado.

  • Conferência de entrega: o romaneio garante que toda e qualquer conferência que precise ser realizada ocorra de forma tranquila, precisa e confiável, afinal, todos os dados detalhados daquela entrega estão bem ali, disponíveis para quem quiser ver.

Controle de entregas: Onde e Como a Tecnologia pode ajudar o meu Negócio?

sucesso no romaneio

Como já citado logo acima, o romaneio pode ser feito sim através de uma planilha, mas esta precisa ter todos os dados e informações necessárias para que este documento tenha o valor e a importância esperada.

O confronto de dados (vendas, estoques, transporte, embalagens, valores, etc.), sem a ajuda de um sistema integrado com a sua empresa, pode trazer como resultado números e informações imprecisas e/ou incorretas, o que torna seu romaneio quase que sem valor algum.

Desta forma, pensar em um sistema de gestão empresarial para o seu negócio, automatizando todo o processo, pode significar ganho de tempo, maior confiabilidade nas informações e maior segurança em todo o seu controle de entrega.

E qual software é o ideal? Qual promove uma efetiva integração? Existem no muitos no mercado, mas nem todos conseguem suprir as necessidades de automatização e otimização das empresas.

A Bessani.Softwares, por exemplo, conta com um dos sistemas de gestão empresarial mais completo que existe:

  • Controle total de Estoque
  • Controle total de Financeiro
  • Emissão de Nota Fiscal Eletrônica
  • Controle total de Compras
  • Controle total de Vendas
  • Cadastros e Gerenciamento de Clientes / Fornecedores
  • Cadastros e Gerenciamento de Produtos / Matéria Prima / Serviços
  • Emissão de Relatórios Gerenciais
  • Controle total de Processo de Produção e Expedição
  • Possui integração direta com Plataformas E-Commerce
  • Possui integração direta com Multi Empresas

Com o Sistema de Gestão Empresarial da Bessani, além de emitir seu romaneio com maior eficiência e confiabilidade, garantindo assim o seu controle de entregas, você ainda automatiza os principais processos de sua empresa, otimizando-os.

Isto é ganho de tempo, é maior e melhor gestão e, consequentemente, melhor custo x benefício. Fale com a equipe da Bessani.Softwares e saiba mais.

Soluções ERPPowered by Rock Convert

Deixe aqui seu comentário