Finanças

Veja o que é aging list e por que utilizá-la!

/
5 0
aging list
Tempo de leitura: 4 min

Acompanhar o fluxo de caixa da empresa pode ser uma dor de cabeça. O empresário precisa equilibrar contas e recebimentos para quitar débitos, alimentar o negócio e lucrar. É fácil se perder e desbalancear o financeiro, criando um problema. Se você compartilha dessa preocupação, deve saber o que é aging list.

Precisa controlar o financeiro para tomar melhores decisões? Nosso artigo vai lhe mostrar uma importante ferramenta de suporte. Confira!

O que é aging list?

Administrar as entradas e saídas de dinheiro da empresa não é uma tarefa simples. Porém, não controlar as contas pode causar uma sequência de problemas de finanças. Por causa da importância desse departamento, surgem ferramentas que auxiliam os empreendedores a cuidarem do caixa para lucrar.

Mas, afinal, o que é aging list? Essa metodologia é uma lista que discrimina, em ordem cronológica, todos os pagamentos e recebimentos de um negócio, em dado período de tempo. O diferencial em relação a outras técnicas é que essa contém detalhamento das futuras ocorrências. Assim, dívidas, pagamentos de clientes etc. são acompanhados pontualmente.

Como funciona o aging list?

O que abordamos até o momento sobre o aging list pode levar ao questionamento: mas o que essa funcionalidade difere de um fluxo de caixa comum? Para responder a essa pergunta, vamos explicar como o método funciona e impacta no financeiro. Continue a leitura e compreenda a fundo! 

Separação por período

O aging list, traduzido literalmente como “lista dos envelhecimentos”, elenca em uma coluna todas as despesas em aberto do período escolhido, na ordem das datas para o pagamento. Complementarmente, é criada em paralelo a listagem do que a empresa tem para receber no mesmo período. 

Campos usados 

Para tornar o indicador ainda mais completo, o usuário pode detalhar as informações. Assim, o financeiro adquire uma visão mais real do que está para acontecer e encontra melhores formas de gerenciar o fluxo de caixa. Alguns exemplos são:

  • identificação: sabendo quem é o fornecedor para quem se deve ou o cliente que vai pagar a empresa, é mais simples verificar possibilidades de negociação, prever atrasos e lidar com inadimplência;
  • datas: isso evita perder prazos importantes.

Comparações

Utilizando todos esses dados, o gestor pode compará-los para obter informações e melhorar a tomada de decisão. Por exemplo, consegue-se visualizar quanto do dinheiro recebido já vai estar comprometido com o pagamento de contas em aberto. Também fica mais simples ver débitos não pagos por clientes que estão afetando o fluxo de caixa.

Quais são as vantagens de usar o aging list?

Após entender o que é aging list e como ele funciona, já pode perceber que ele impacta positivamente as contas do negócio. Porém, o que fica implícito, são os benefícios para a estratégia que são obtidos usando a ferramenta. Continue a leitura, vamos lhe mostrar essas vantagens!

Previsão da receita

A receita é um número importante, que deve estar equilibrado para lucrar e manter a empresa funcionando. Podendo ter uma previsão desse valor, o administrador consegue planejar os próximos passos com mais segurança e conseguir melhores resultados.

Diminuição da inadimplência

O financeiro é um departamento com muitos acontecimentos. Nem sempre é possível ficar de olho em todas as datas. Porém, deixar isso de lado acarreta em aumento da inadimplência. Com o aging list, contas não pagas pelos clientes são vistas e as chances de negociações amigáveis aumentam.

Redução de problemas com fornecedores

Bons fornecedores são essenciais para que você venda seus produtos com qualidade. Parcerias e um relacionamento amigável com outras empresas também rendem benefícios nas negociações. Ficar devendo para esses aliados estremece as relações. O aging list permite planejar pagamentos, enxergar atrasos nas entradas etc. Assim, o empresário pode pensar em novas formas de fazer os pagamentos ou buscar novos prazos.

Os administradores que pretendem gerenciar o financeiro com maior estratégia devem saber o que é aging list. A ferramenta é uma das mais eficientes para controlar e usar o caixa da maneira acertada. Com as contas em dia, o empreendimento se sustenta e gera mais lucro!

Nosso artigo trouxe boas dicas para aprimorar a gestão do seu negócio? Então nos siga no Facebook e no LinkedIn e faça parte de uma comunidade voltada para a melhoria contínua da administração!

Posts Relacionados
/

Acompanhar o fluxo de caixa da empresa pode ser uma dor de cabeça. O empresário…

/

Acompanhar o fluxo de caixa da empresa pode ser uma dor de cabeça. O empresário…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up