Finanças

Como solucionar o baixo lucro em sua empresa

/
6 0
baixo lucro
Tempo de leitura: 9 min

Para sobreviver no mercado a longo prazo, uma empresa precisa estar com a sua saúde financeira em dia. Ou seja, a empresa precisa manter a sua lucratividade em alta, resolvendo todo e qualquer problema de baixo lucro. E se você chegou até esse artigo, é porque muito provavelmente você já sabe disso.

Afinal, o que acontece quando uma empresa está dando baixo lucro?

É fato que nenhum empreendedor vai investir o seu tempo e o seu dinheiro em um negócio esperando que ele dê baixo lucro. Nenhum empresário espera pelo prejuízo ou pelo lucro abaixo da expectativa. Porém, essa situação pode acontecer com mais frequência do que você imagina.

Em primeiro lugar, a abertura de uma empresa pode ser a oportunidade que uma pessoa encontrou para gerar um lucro maior daquele que ela atinge em sua atividade atual, ou até mesmo a oportunidade de ter uma nova fonte de renda. E nesse sentido, ninguém vai arriscar entrar para o mundo dos negócios acreditando que a sua ideia de negócio vai dar baixo lucro.

Entendendo uma empresa como um investimento importante por parte do empreendedor, o que de fato ela é, o retorno desse investimento deve vir obviamente na forma de lucro. Afinal, é esse lucro que vai sustentar a empresa, pagar a remuneração dos sócios do negócio, proporcionar novos investimentos e permitir que o negócio continue crescendo a curto e a longo prazos.

Por isso, se você não está satisfeito com o lucro que a sua empresa tem atingido nos períodos mais recentes e acredita que o negócio está dando baixo lucro em relação às possibilidades de lucratividade que ele poderia atingir, você está no lugar certo.

Confira logo em seguida o que pode estar acontecendo na sua empresa para que ela esteja dando resultados de baixo lucro e saiba exatamente o que fazer nessa situação.

Principais Causas de Baixo Lucro nas Pequenas e Médias Empresas

Você sabe como calcular o lucro de uma empresa?

De uma forma geral, o lucro de uma empresa é calculado pela famosa equação de Receitas menos as Despesas, certo?

Portanto, para encontrar as causas do baixo lucro de uma empresa, é preciso dedicar alguma atenção para as receitas e as vendas da empresa, assim como para as suas despesas e os seus custos. Mas antes de falar das receitas e das despesas, é preciso ter consciência da principal causa do baixo lucro em uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

A principal causa para o baixo lucro em uma empresa é o desconhecimento do que se gasta e do que se ganha dentro do negócio. E essa falta de informação sobre as atividades financeiras da empresa pode levar o negócio para ladeira abaixo. E não é isso que você quer para a sua empresa, não é mesmo?

Um estudo que foi realizado por uma empresa de sistemas financeiros revelou que menos da metade das empresas que participaram da pesquisa não tinham informações atualizadas sobre a entrada e a saída de dinheiro. Além disso, a maior parte das empresas que foram avaliadas para este estudo não faziam avaliações periódicas sobre a situação financeira do negócio, o que é essencial para verificar se a margem de lucro está correspondendo às expectativas ou não.

Causas do Baixo Lucro sob a perspectiva das Receitas e das Vendas

No que diz respeito à receita da empresa, é preciso prestar atenção no volume de vendas e na qualidade com que o departamento comercial do negócio tem feito abordagens ao consumidor.

Nesse sentido, entra a questão do preço do produto ou do serviço que a empresa oferece no mercado.

A falta de controle das atividades financeiras, por exemplo, prejudica diretamente a correta precificação dos produtos e dos serviços. E isso acontece porque a empresa que não controla o seu próprio departamento financeiro dificilmente vai conseguir determinar qual é o valor real do seu produto/serviço.

Além dos problemas que uma empresa pode enfrentar com o preço dos seus produtos e serviços, o negócio também pode ter uma dificuldade de oferecer um mix de produtos atraente para o mercado consumidor. Ou seja, a empresa tem um catálogo pouco variado ou cujos produtos não tem um alto valor agregado, o que é importante para aumentar o preço com o passar do tempo.

Ter um catálogo com produtos e serviços que não são considerados atraentes pelo público-alvo da empresa é um grande problema que impacta diretamente no lucro do negócio, gerando, portanto, baixo lucro. Isso acontece porque se a empresa tem produtos pouco atrativos para o consumidor e o estoque está alto, essa situação vai gerar acúmulo de estoque e aumentar os riscos de desperdício na aquisição de mercadorias, influenciando fortemente um desequilíbrio entre as receitas e as despesas do negócio.

Outra questão que é geralmente pouco observada nas pequenas e nas médias empresas é a falta de revisão dos valores dos contratos, principalmente quando falamos sobre as empresas que são prestadoras de serviços.

Em alguns casos, a relação de uma empresa com o fornecedor já está tão integrada na rotina do negócio que os valores dos contratos nunca são renegociados. E essa falta de novas negociações com os fornecedores pode fazer a empresa gastar mais do que ela pode ou deveria em alguns momentos.

Causas do Baixo Lucro sob a perspectivas das despesas da empresa

Quando analisamos as despesas de uma empresa, é possível encontrar várias causas para o baixo lucro no negócio, principalmente quando essa empresa não analisa os seus gastos e dispõe de dinheiro para investimentos que nem sempre são necessários para a sobrevivência do negócio no mercado.

Por isso, o controle financeiro é tão importante para a saúde das finanças do negócio. Afinal, é a partir desse controle financeiro que todo empresário tem a chance de separar o joio do trigo. Ou seja, de dividir os gastos necessários daqueles que não são tão necessários assim e que, portanto, podem ser adiados para um momento mais oportuno de retorno e lucratividade.

Somente uma profunda análise financeira poderá descobrir quais são as despesas que você, enquanto empresário, pode reduzir ou até mesmo eliminar do dia a dia da sua empresa. Acredite, reduzir custos é mais do que necessário para resolver os problemas de baixo lucro de forma definitiva. É fundamental.

Há uma visão bastante particular sobre as despesas de um negócio que muitos empresários compartilham entre si. Essa visão defende que sempre há um custo que pode ser reduzido na empresa. O problema é que nem sempre esse custo é percebido pelo empresário, que continua investindo em algo que não dá o retorno esperado e não percebe isso a tempo de resolver a questão do baixo lucro.

É muito importante dedicar atenção especial para os gastos com mão-de-obra e com a equipe de funcionários. Por exemplo, será que você está com funcionários ociosos na sua empresa? Será que algum departamento da sua empresa não está com gente demais enquanto outros setores estão com gente de menos e podem estar sofrendo com o acúmulo de trabalho?

As reflexões que foram citadas anteriormente são importantes para o empresário não ter um gasto muito elevado com a folha de pagamento enquanto poderia estar usando parte desse dinheiro para fazer outros tipos de investimento para o negócio.

É muito melhor ter uma equipe menor na qual você pode direcionar investimentos de treinamento e qualificação do que ter uma equipe grande com a qual você tem dificuldades de comunicação e capacitação. Por isso, tenha uma equipe enxuta, mas qualificada, em vez de ter uma equipe maior, porém dispersa entre si.

Baixo Lucro na Empresa – Outras alternativas para reduzir custos e garantir maior lucratividade

Outro investimento que pode impactar diretamente no baixo lucro do negócio é o investimento em tecnologia. Mas calma! Isso não significa que a sua empresa precisa parar de investir nos equipamentos tecnológicos. É preciso apenas buscar o equilíbrio e calibrar essas despesas com a tecnologia que você adquire para a sua empresa.

O grande desafio dos investimentos em novas tecnologias é o fato de que essas tecnologias são muito caras e avançam muito rapidamente. Portanto, em pouco tempo, essas tecnologias já podem se tornar ultrapassadas. Por isso, é preciso avaliar se realmente vale a pena fazer um grande investimento em uma nova tecnologia para a sua empresa sabendo que essa tecnologia pode ser considerada inferior em um curto prazo.

Portanto, faça a tentativa de reduzir os seus custos com tecnologia, ainda que para isso você precise adquirir tecnologias intermediárias, ou até mesmo alugar a tecnologia em vez de comprar.

E é claro que não poderíamos deixar de falar sobre os impostos.

Muitos empresários até mesmo desistem de abrir um novo negócio de tanto medo que sentem do pagamento de impostos para o governo.

De fato, a carga tributária é um grande obstáculo para muitos novos negócios que são criados no mercado brasileiro. Porém, em nenhuma hipótese, o imposto deve ser o motivo pelo qual você não vai levar a sua ideia de negócio adiante.

Em vez de desistir, a sua atitude deve ser a de analisar qual é o melhor enquadramento para que a sua empresa consiga reduzir os impostos pagos sem desrespeitar os preceitos legais e sem fazer com que os tributos representem uma das suas maiores despesas.

Essa questão pode ser resolvida diretamente com o escritório de contabilidade que você contratou para a sua empresa. Essas foram apenas algumas estratégias que você pode aplicar na sua empresa para resolver de forma definitiva os problemas de baixo lucro do negócio. Seguindo as dicas que foram apresentadas anteriormente, a sua empresa tem tudo para aumentar a margem de lucro e dizer adeus ao baixo lucro para sempre. Então, não perca a oportunidade de ter maior lucratividade para o seu negócio o quanto antes.

Se você curtiu o texto, não deixe de continuar se informando com dicas valiosas para o seu negócio. Acesse e siga nossas páginas no Facebook e no LinkedIn.

Posts Relacionados
/

Para sobreviver no mercado a longo prazo, uma empresa precisa estar com a sua saúde…

/

Para sobreviver no mercado a longo prazo, uma empresa precisa estar com a sua saúde…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up