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Benchmarking: entenda o que é e qual a sua importância

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Tempo de leitura: 3 min

Basicamente, o benchmarking é um levantamento feito sobre os concorrentes considerados como referências no mercado de atuação da empresa. Com essa informações, é possível identificar práticas que funcionam, os pontos fracos e fortes de cada empreendimento e detalhes diversos. Isso ajuda a aprimorar os processos internos e posicionar o negócio em relação às organizações rivais.

Isso não significa copiar ideias, tão pouco praticar espionagem industrial. O benchmarking é um levantamento ético, no qual as informações são usadas como referência e inspiração. Quer um exemplo? A Samsung é conhecida por usar uma estratégia de inovação imitativa em relação à Apple, mas o que ela faz é criar funcionalidades e buscar o aprimoramento do produto, com base na sua concorrência.

Vamos entender isso melhor? Assim, você poderá atuar de modo semelhante e crescer com lucratividade. Continue a leitura e confira!

Vantagens do benchmarking

Vamos começar com as vantagens do benchmarking, para que tenhamos maior clareza sobre o que uma empresa pode ganhar com essa estratégia. Nesse sentido, a primeira questão é conhecer a concorrência em detalhes e de modo mais seguro.

Quando você se baseia apenas no que ouve falar, seja por meio da sua equipe de vendas, seja em razão do que dizem clientes e fornecedores, seja por informações ocasionais, como uma reportagem, você tem pistas uteis sobre as empresas rivais e nada impede de usá-las.

No entanto, quando você usa um método mais elaborado de levantamento de dados, trabalha com informações mais seguras e confiáveis. Em outras palavras, tem maior convicção de que aquelas são informações verdadeiras e pode usar para decidir sobre suas estratégias. Com isso, se obtém outra vantagem, que é o significativo aumento da competitividade, obtido pelas empresas que adotam o benchmarking como prática contínua.

Execução do benchmarking

O primeiro ponto que você precisa ter em mente, é que você deve considerar os concorrentes que são referências no mercado, como empresas candidatas para o benchmarking. Isso porque você não terá muito o que aprender com uma organização rival de baixo desempenho.

Você pode até cogitar que essas empresas ajudam a entender o que não fazer, mas a lógica do benchmarking é direcioná-lo para os casos de sucesso. Além de encontrar a exata informação que você precisa, outra vantagem dessa opção é que costumam existir fontes variadas de dados sobre essas empresas. Por meio da internet e notícias diversas, é possível levantar um conteúdo robusto.

Tipos de benchmarking

Dito isso, podemos, agora, relacionar os tipos de benchmarking existentes. São eles:

  • interno: identifica práticas adotadas nas filiais, departamentos e em iniciativas de inovação da própria empresa;
  • competitivo: foco nos concorrentes como fonte de informação;
  • funcional: comparação de processos semelhantes entre empresas de segmentos diferentes;
  • cooperativo: parceria entre empresas rivais ou em razão da abertura de empresas “modelo”, que decidem compartilhar parte de suas práticas e métodos.

Para efetuar o seu levantamento, você ainda deve considerar as seguintes etapas:

  • análise interna: o processo começa com uma verificação sobre o estado situacional da empresa;
  • identificação de empresas de referência;
  • definição do método: como levantar os dados;
  • execução do levantamento;
  • comparação entre as empresas;
  • elaboração do plano: define as metas e objetivos de melhoria;
  • implementação de ações de melhoria;
  • reavaliação contínua.

Para concluir, saiba que a aplicação contínua é um dos pontos altos dessa iniciativa. Conforme a empresa aplica e melhora o método continuamente, não aprimora apenas o seu desempenho em relação às práticas de gestão, mas também na própria execução do benchmarking.

São ótimas dicas, não é verdade? Temos muito mais delas para você. Acesse e curta nossas páginas no Facebook e no LinkedIn, para conhecê-las mais facilmente.

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