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Como a tecnologia pode ajudar a comunicação interna na sua empresa?

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Tempo de leitura: 3 min

A qualidade da comunicação é um fator importantíssimo para o sucesso da organização. Sendo um dos pilares do endomarketing — o marketing interno faz com seus colaboradores, fornecedores etc. —, a comunicação interna diz muito sobre o desempenho do trabalho da equipe e do clima organizacional.

Para que a cultura do negócio seja impressa nas ações, o seu tom de voz também precisa acertar. Contudo, nada adianta se essas informações não chegarem eficientemente ao destino, concorda? Por isso, hoje, trouxemos este post: continue lendo e entenda como a tecnologia é capaz de melhorar a comunicação interna!

Controle do fluxo de informações

A falta de informações atrapalha demais a performance. Seja para atendimento ao cliente, liberação de pedidos ou execução de tarefas internas, é essencial que todos os dados necessários para tais ações estejam disponíveis e acessíveis.

Usar a tecnologia, como um sistema ou aplicativo, é uma forma de impedir que os colaboradores fiquem desinformados. Uma vez que os dados estão lançados em um software, por exemplo. Assim, acabou o problema: basta consultar.

Centralização da comunicação

Além da ausência de informações — que deixa todo mundo perdido —, há também o problema de quando a comunicação se desencontra ou cada um fala uma coisa e ninguém sabe qual é a informação que vale.

Quando você utiliza um sistema, esse ruído é eliminado, já que tudo o que é necessário fica registrado em um lugar comum, acessível a todos os envolvidos. Dessa forma, não há chance para desencontros e o relacionamento se fortalece.

Isso também evita retrabalhos e erros, já que torna as decisões seguras. Em um trabalho em equipe, por exemplo, nunca há dúvida sobre o andamento de uma tarefa, visto que se tem à disposição todas as informações pertinentes àquela atividade, registradas em sistema.

Organização de dados importantes

Além de causar prejuízos ao operacional, erros devido à comunicação ruim também influenciam no entrosamento e sintonia da equipe. A tecnologia atua colaborando na solução desse cenário, uma vez que os dados importantes ficam organizados e o acesso é intuitivo.

No caso do atendimento ao cliente, preferências, datas diferenciadas, observações, enfim, há uma infinidade de informações que, se não forem organizadas adequadamente, podem causar bastante transtorno e até gerar perdas, prejudicando a qualidade.

Lembre-se de que quando uma tarefa depende da outra, o fluxo é muito importante, até para garantir a padronização. Uma pessoa precisa saber o que a outra fez, além de estar a par de tudo que já ocorreu até aquele ponto. O sistema atua nesse sentido.

Agilidade nas atualizações

Atualizações de qualidade e em tempo real são um diferencial, principalmente para empreendimentos que lidam com prazos de entrega e amplo gerenciamento de estoque. Ao utilizar um sistema que automatiza esses lançamentos e sincroniza os dados — veja aí a centralização novamente —, a competitividade da operação aumenta.

Se houve algum imprevisto ou alteração, o sistema de gestão vai lançar todos os dados nos devidos lugares, atualizando para as áreas de interesse daquela atividade. Se uma venda é realizada, por exemplo, o produto sai do estoque, o dinheiro entra no caixa e assim por diante. A tecnologia ajuda você a ficar no controle sem grandes esforços.

A comunicação interna — seja ligada ao institucional, seja relacionada ao fluxo de informações pertinentes ao cotidiano do negócio — precisa funcionar para que a qualidade dos produtos e serviços não seja comprometida e os resultados sejam positivos. Nesse sentido, a tecnologia atua trazendo simplicidade e poder para a gestão.

Se manter inteirado sobre as melhores práticas do seu mercado, também, é um fator decisivo para ser um gestor bem-sucedido. Sendo assim, dê continuidade à sua jornada de crescimento: assine a nossa newsletter e fique por dentro!

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