Gestão

Como combater o turnover nas empresas? Dicas!

/
7 0
turnover nas empresas
Tempo de leitura: 3 min

O turnover nas empresas é um fator que vem preocupando muitos empresários, principalmente em relação aos custos que isso acarreta. Ele é, basicamente, a rotatividade de colaboradores, ou seja, a taxa de contratação e demissão de empregados.

Tanto o processo de desligamento de um profissional quanto a contratação trazem custos: verbas rescisórias, anúncios, entrevistas, adaptação do trabalhador à rotina empresarial etc. Por isso, reduzir o turnover é fundamental para empreendimentos que querem se manter competitivos e lucrativos.

Pensando nisso, daremos cinco dicas que podem ser implantadas nas empresas para combater o turnover. Confira!

Dicas para evitar turnover nas empresas

1. Investir em processos adequados de contratação

Uma boa maneira de diminuir o turnover nas empresas é realizar processos adequados de contratação, ou seja, tentar ao máximo contratar a pessoa certa para determinado cargo. Um empregado fica desmotivado e diminui a sua produtividade quando não está preparado ou acostumado com os serviços que realiza, o que pode tornar o seu desligamento precoce.

Por isso, a análise de currículo, entrevistas e a busca por referências é importante no momento da contratação. Contratar a pessoa certa para o cargo e as funções é fundamental para fidelizar o trabalhador, que, além disso, produzirá mais e ficará mais satisfeito com o emprego.

2. Ter uma boa política de benefícios

Outra atitude que pode ser implantada na empresa para diminuir o turnover é o oferecimento de benefícios aos empregados. Muitos empresários veem essa prática apenas como um custo, sem considerar que, a longo prazo, a companhia pode alavancar sua produtividade e diminuir a rotatividade de pessoal.

Oferecer planos de saúde para o empregado e dependentes, vales, cursos, ajuda com creche são exemplos de benefícios não-monetários que incentivam o trabalhador e deixam a empresa com uma boa reputação com os funcionários e interessados.

3. Criar um ambiente de trabalho adequado

Um ambiente de trabalho adequado também é fundamental para diminuir o turnover nas empresas. A jornada normal de trabalho é de 8 horas diárias, ou seja, o trabalhador passa um terço do seu dia na empresa. Por isso, esse é um local que influencia a qualidade de vida dos empregados.

Proporcionar um ambiente saudável, organizado, com uma boa relação entre as pessoas é fundamental para a qualidade de vida dos trabalhadores, que se sentirão mais à vontade no trabalho, o que ajudará a reduzir o turnover.

4. Ser flexível

A rigidez nas empresas também é um fator determinante para o aumento da taxa de turnover. Empregados que se sentem pressionados e presos a uma rotina sem possibilidade de negociação tendem a ficar desmotivados e improdutivos.

Com o aumento das possibilidades tecnológicas e reformas na legislação trabalhista, muitas empresas estão investindo na flexibilidade de horários, com a opção, inclusive, do home office, em que não há controle de jornada do empregado, apenas metas a serem alcançadas.

5. Oferecer treinamentos

A maioria dos trabalhadores quer se aprimorar e ter novos desafios na carreira. Uma boa forma de oferecer isso é disponibilizando cursos e treinamentos para que os funcionários se especializem na área ou mesmo aprendam novas tarefas e técnicas.

Isso pode despertar o interesse de avançar na carreira, com o aumento de produtividade e fidelidade à empresa. Por isso, além dos treinamentos, é possível implantar metas e possibilidades de promoção, sempre lembrando de dar feedbacks quanto ao desempenho, o que deixará os funcionários mais motivados.

A alta taxa de turnover nas empresas é um dos fatores que podem aumentar os custos: pagamento de verbas rescisórias, dificuldade de contratação de pessoal adequado, investimento de tempo e dinheiro na adequação de trabalhadores ao novo cargo etc. É importante que o empresário adote essas dicas para diminuir essa incidência, fidelizando seus empregados e garantindo uma boa produtividade.

Gostou de conhecer essas dicas sobre a diminuição do turnover? Quer ficar por dentro de outros assuntos como esse? Então não deixe de assinar a nossa newsletter!

Posts Relacionados
/

O turnover nas empresas é um fator que vem preocupando muitos empresários, principalmente em relação…

/

O turnover nas empresas é um fator que vem preocupando muitos empresários, principalmente em relação…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up