Gestão

Como motivar uma equipe? Guia prático!

/
9 0
como motivar uma equipe
Tempo de leitura: 3 min

Provavelmente, você já percebeu que uma equipe motivada rende mais lucro para a empresa, certo? Contudo, pode ser que ainda não saiba como manter seu time assim. Em linhas gerais, motivar a equipe é uma das tantas funções de um verdadeiro líder.

As pessoas que trabalham com você precisam saber que o trabalho delas importa. Caso isso não aconteça, elas não verão propósito nas atividades que executam e terão um desempenho pífio.

Por outro lado, se souber motivar a sua equipe de trabalho, você ajudará a fazer com que ela se esforce ao máximo a cada dia para que a empresa atinja seus objetivos. Então, confira o que um verdadeiro líder deve fazer para motivar sua equipe. Vamos lá?

Dicas sobre como motivar uma equipe

Saiba escutar

Poucas atitudes motivam mais os colaboradores do que saber que suas opiniões são levadas em consideração. Por isso, mostre-se sempre aberto a ouvir seus comentários, sugestões e feedbacks. Afinal, nada pior do que um líder que nunca está disposto a ouvir o que os colaboradores têm a dizer.

Porém, não basta apenas ouvir. Faça seus colaboradores perceberem que as sugestões são, de fato, levadas em conta e acatadas. Essa postura de liderança humilde e colaborativa fará com que seus funcionários trabalhem muito mais motivados para terem novas e boas ideias.

Delegue tarefas

Quando você delega tarefas a seus funcionários, está transmitindo uma mensagem de confiança e respeito. Um líder que nunca age dessa forma passa a imagem de alguém que não confia o suficiente em seus colaboradores. Isso pode ser extremamente desmotivador.

Por outro lado, se você dá uma boa dose de autonomia e liberdade, aumenta a autoestima e a confiança da sua equipe. Além disso, seus funcionários vão se sentir mais desafiados a cumprir, com sucesso, a missão que você destinou a eles.

Reconheça o trabalho

De nada adianta seguir várias sugestões de como motivar uma equipe se, ao final, você nunca reconhecer um trabalho bem-feito. Um verdadeiro líder só fará um bom trabalho motivando sua equipe se souber reconhecer os méritos dos colaboradores.

O reconhecimento do trabalho pode vir de várias formas: por meio de elogios, gratificações, folgas etc. Tudo vai depender da política da empresa. O importante é nunca deixar que o trabalho executado com esmero passe batido, pois não existe nada mais desmotivador do que isso.

Além disso, tenha sempre em mente que uma equipe motivada é a base de toda empresa bem-sucedida. Equipes motivadas se mostram mais fortes e obtêm maiores taxas de sucesso até mesmo em tempos de crise. Isso acontece porque a motivação faz com que as pessoas trabalhem com seu potencial máximo e, consequentemente, atinjam seus melhores resultados.

Uma outra vantagem de focar na motivação dos funcionários é que você conseguirá reter os maiores talentos do mercado. Os melhores funcionários certamente escolherão trabalhar nas empresas em que se sentem mais entusiasmados e motivados.

Tem outras dicas de como motivar uma equipe? Deixe seu comentário em nosso post! Vamos adorar saber a sua opinião sobre esse tema tão importante!

Posts Relacionados
/

Provavelmente, você já percebeu que uma equipe motivada rende mais lucro para a empresa, certo? Contudo,…

/

Provavelmente, você já percebeu que uma equipe motivada rende mais lucro para a empresa, certo? Contudo,…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up
Open chat
Powered by