Tempo de leitura: 6 min

Você sabe o que é marketplace? Já há algum tempo ouvimos falar constantemente sobre crise, seja na política, seja na economia, como próprio reflexo da primeira. Inocentemente, não sabíamos que a crise gerada pela pandemia do Coronavírus viria a piorar ainda mais a situação.

Mas existe um olhar positivo sobre isto tudo, que vem driblando a crise e trazendo um novo cenário, presente tanto nas vendas de produtos e serviços, como no próprio consumo e na forma como este está sendo realizado.

Por isso que se ouve falar muito também sobre reinventar-se e o marketplace está neste caminho, o de driblar a crise e reinventar uma nova forma de fazer negócios. Este é o assunto deste post, com muitas dicas e orientações para o sucesso do seu empreendimento. Acompanhe!

O que é Marketplace?

De uma forma resumida e bem direta, marketplace nada mais é do que um e-commerce. Ele é representado, geralmente, por uma empresa devidamente constituída, que pode ser um MEI – Microempreendedor Individual, ME – Microempresa ou outros.

Este e-commerce, mediado também por esta empresa, conta com inúmeras outras empresas e lojistas se inscrevem e vendem seus produtos ou serviços. Para o consumidor que procura por um determinado produto, ou serviço, isto é transparente.

Este cliente vai acessar um site e comprar os itens que deseja de diferentes varejistas, pagando tudo em um lugar só. Sua loja, como a de muitos outros, concorrentes ou não, estarão nesta imensa vitrine.

O Que Mudou Com A Crise?

Sem dúvida alguma, estamos em um novo cenário de consumo, onde lojas, departamentos, empresas de todos os tipos tiveram sim que se reinventar rapidamente para suprir a demanda e, principalmente, conseguirem sobreviver.

Isto quer dizer que, exemplificando de forma figurada, o “mercadinho da esquina” teve que estar presente também em um marketplace qualquer para vender seus produtos, pois muitos consumidores já não iam mais, presencialmente, comprar os itens que precisam.

Como parâmetro, este mesmo mercadinho que antes vendia apenas no bairro, muitas vezes só na rua onde estava sua loja física, agora pode alcançar o mundo, vai ter que se preocupar com o marketing, com o seu novo visual na internet.

Assim, o que antes eram apenas prateleiras cheias de produtos, agora são ícones clicáveis que levam ao mesmo produto e, de ponta a ponta, este “mercadinho” precisou se readequar rapidamente à esta nova realidade.

O ponta a ponta quer dizer que, em uma ponta, ele precisou estar presente na internet, uma gestão diferenciada, atender novas demandas tecnológicas, além de ter que pensar também em toda a logística de entrega na outra ponta.

Como Adequar Minha Empresa à Este Novo Cenário?

É aqui que entra o “olhar positivo”, o enxergar novas oportunidades onde pareciam não haver mais soluções. Os marketplaces se apresentaram, neste novo formato de negócios, como uma solução importante para muitos comerciantes e lojistas.

Estar presente na internet não basta. Você precisa ser encontrado na internet, afinal, é um mundo imenso onde se misturam seus concorrentes, produtos similares, consumidores com interesses diferentes e muito mais.

É exatamente por isto que a solução marketplace caiu como uma luva para muitos empreendedores. Claro, existe toda uma adaptabilidade, talvez até um aumento temporário de custos, treinamentos, novas visões e tecnologias, etc.

No entanto, se falamos da relação custo x benefício, com certeza esta estará mais que favorável no final. Confira o artigo O segredo das empresas de sucesso na crise em nosso site e saiba mais como lidar com a crise.

Como Funciona o Marketplace?

Colocar o seu produto ou loja virtual em redes varejistas com grande fidelidade e tradição no mercado pode sim fazer toda a diferença. Imagine que seja um gigantesco shopping, mas muito maior ainda e totalmente virtual.

E a boa notícia é que para iniciar a venda em um marketplace, o custo costuma ser baixo, onde você será cobrado apenas quando realizar uma venda. No entanto, como todo bom negócio, a tendência é crescer e naturalmente alguns custos a mais surgirão.

Em contrapartida, os lucros também estarão subindo, afinal, você está vendendo mais. O ponto de partida é escolher qual o melhor canal para sua loja esteja presente. Confira alguns dos principais marketplaces no Brasil hoje:

Se o marketplace escolhido tiver relação com o seu produto, melhor ainda. Mas isto não é premissa, entenda bem. Primeiramente, você precisará preencher um formulário de registro, lembrando que isto tudo é online, na internet, diretamente no canal/marketplace escolhido.

Algumas empresas podem exigir vários documentos legais, como o seu CNPJ, e-CNPJ, CNAE, Certidão negativa de débitos, Sintegra, entre outros.

Uma vez preenchido corretamente todo o cadastro, bem como ter enviado toda a documentação solicitada, você precisará aguardar um período de aprovação. Mas fique tranquilo, pois em geral isto é rápido, alguns até na mesma hora.

Usando a Tecnologia à seu Favor

Tudo certinho, foi aprovado, e agora? Agora é a hora de pôr a mão na massa e enviar os dados de todos os produtos que você quer vender neste marketplace. Isso mesmo, você vai ter que cadastrá-los, salvo se sua loja tiver alguma integração com este marketplace, onde o processo é automático.

Mas e os pedidos, atualizações do estoque, vendas, financeiro, notas fiscais e todos os outros processos, como ficam? Fazer tudo isto, todos os controles e acompanhamentos necessários “na mão”, a nível de ganho de tempo, custos e resultados, pode ser considerado quase que impossível.

E a tendência é sempre de aumento de vendas. Por isso, você precisa, fundamentalmente, estar tecnologicamente preparado para tudo isto, para esta nova realidade. Um bom exemplo é ter um software de gestão empresarial que esteja totalmente integrado ao marketplace escolhido.

A Bessani.Softwares possui um sistema de gestão que se integra totalmente ao marketplace, apresentando-se como a solução ideal para a sua gestão, uma vez que você vai ter todos as informações e os processos devidamente centralizados.

Controle de estoque, gestão financeira, contabilidade, emissão de nota fiscal, relatórios gerenciais, sistema multiusuários, vendas e muito mais. Fale com um especialista da Bessani.Softwares e entende melhor como tudo isto funciona e como vai ajuda sua empresa a decolar neste mundo virtual.

Soluções ERPPowered by Rock Convert

Deixe aqui seu comentário