Gestão

Conheça os principais indicadores de vendas

/
19 0
indicadores de vendas
Tempo de leitura: 4 min

Cada empresa tem uma forma própria de medir os seus indicadores de vendas e o seu desempenho. Um negócio de sistemas gerenciais, por exemplo, foca em desenvolver uma metodologia própria para proporcionar maior rapidez, qualidade e segurança. Já um e-commerce pode se basear na quantidade de visitantes que não abandonam os carrinhos no meio da compra.

Muitas empresas se focam apenas nos indicadores principais (como faturamento e margem de lucro) e esquecem de analisar outras importantes métricas. São eles que ajudam a identificar tendências e melhorar ainda mais a experiência do cliente — de acordo com o tipo de venda realizada por essas organizações.

Continue a leitura e conheça alguns desses indicadores!

Qual a importância dos indicadores de vendas para uma empresa?

Os indicadores de vendas são instrumentos de mensuração e de acompanhamento do desempenho da equipe comercial. Eles deixam claro os objetivos qualitativos da empresa, da equipe e de cada profissional, assim como permite um acompanhamento do desempenho nesse mesmo âmbito.

Mostram, também, o rumo que o trabalho de todos deve ter, auxiliando na sinergia e no desenvolvimento dos vendedores, além de ajudar a empresa a crescer e cumprir com suas metas.

O que são e como funcionam?

De modo resumido, os indicadores gerenciam de forma mensurável a qualidade de produtos, serviços ou processos. Ou seja, são números que exibem, de forma quantitativa, o desempenho das ações praticadas.

A definição de indicadores de venda deve se concentrar em fatores que detém considerável dimensão de relevância para a organização. Isso é, a meta não é criar métricas tanto quanto seja possível, mas sim focar nos fatores que são chave para o sucesso da organização. Além dessa especificidade, acompanhe no tópico seguinte as demais características de um bom indicador gerencial.

1. Número de contatos realizados

O número de contatos realizados é o volume de trabalho efetuado em um determinado período. A partir desse controle, é possível observar se as ações estão sendo efetivas para o fechamento de negócios. No entanto, é preciso trabalhar esses contatos de modo a convertê-los em clientes. A forma mais efetiva de fazer essa estratégia é por meio de e-mail marketing e telefone.

2. Número de pedidos fechados

Mensurar o número de negócios fechados é crucial para definir as metas de vendas e analisar se as estratégias estão sendo eficientes. Quando essa informação é observada em conjunto com outros dados, como o ticket médio, é possível ter uma perspectiva mais ampla da produtividade do time de vendas.

3. Número de negócios qualificados por vendedor

Um bom vendedor deve ter ótima comunicação, habilidades de negociação, conhecimento do produto ou serviço oferecido, além de persuasão. Dessa forma, a performance de cada colaborador deve ser controlada de perto.

Sendo assim, uma avaliação é significativa para distinguir as dificuldades no sistema de venda e identificar quais funcionários estão com pouca motivação e necessitam de ajuda.

Quais as dicas de como analisar esses indicadores?

Ter indicadores em excesso pode, na verdade, dificultar o trabalho do gestor comercial, que perderá tempo acompanhando métricas excessivas. Estabeleça aqueles que, realmente, farão diferença e ajudarão a fechar mais negócios.

É importante, ainda, compartilhar esses indicadores e certificar-se de que toda a equipe entendeu da maneira correta. Lembre-se de que essas métricas devem representar objetivos mensuráveis da empresa, além de serem objetivas.

O que são os KPI’s?

É de suma importância entender este conceito no mundo dos negócios. Os KPI’s são medidas quantificáveis para compreender se os objetivos estão sendo atingidos. Consequentemente, esses indicadores determinam se é preciso tomar atitudes diferentes que melhorem os resultados atuais. Os indicadores-chave de desempenho só devem ser alterados se os objetivos primários de uma empresa também sofrerem modoficações.

Em resumo, existem muitas soluções tecnológicas especialmente desenvolvidas para a gestão de métricas. Entretanto, a própria plataforma que a empresa utiliza pode oferecer dados suficientes para a definição e controle de indicadores de vendas, basta que a organização reconheça a importância e concentre esforços na gestão dos KPI’s.

Gostou do post? Interaja conosco ao deixar sua dúvida ou opinião aqui nos comentários!

Posts Relacionados
/

Cada empresa tem uma forma própria de medir os seus indicadores de vendas e o seu…

/

Cada empresa tem uma forma própria de medir os seus indicadores de vendas e o seu…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up