Finanças

Fluxo de caixa: entenda a importância e como fazer!

/
14 1
fluxo de caixa
Tempo de leitura: 4 min

Instrumento essencial para acompanhar pagamentos e recebimentos da empresa, o fluxo de caixa merece atenção de todo empresário e gestor. Investir no controle da ferramenta é um cuidado importante para manter a empresa no azul e com crescimento constante, independentemente de sua área de atuação e do cenário econômico.

Um fluxo de caixa eficiente considera, além das saídas e entradas, o orçamento e o plano de negócios da empresa, sendo uma ferramenta valiosa na hora de planejar o médio e longo prazo. Veja algumas dicas que vão ajudá-lo a controlar o seu e fazer com que sua empresa continue crescendo!

O que é um fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é o movimento de entrada e saída de recursos financeiros da empresa. A entrada é proveniente das atividades de venda de produtos e serviços ou de algum ativo da empresa (equipamento, veículo ou imóvel, por exemplo).

Quando a entrada de recursos é maior do que a saída, temos um saldo positivo, caracterizando uma situação superavitária. Por outro lado, quando a saída de recursos é maior do que a entrada, temos uma situação deficitária.

Qual a sua importância para empresa?

Essa é uma das mais importantes ferramentas de gestão financeira de uma empresa. Visa demonstrar e também projetar, em períodos futuros, o resultado de todas as entradas e as saídas de recursos financeiros em regime de caixa (e não contábil). Ele permite ao empresário lançar suas contas a pagar e seus direitos a receber, além de proporcionar estimativas de receitas e despesas.

Assim, é um poderoso instrumento gerencial na antecipação de problemas de liquidez e endividamento, sintomático de rentabilidade, lucratividade e eficácia empresarial. Quanto maior for a proximidade entre a projeção do fluxo de caixa e o efetivamente realizado, maior será o conhecimento do empresário sobre seu negócio.

Qual a importância de manter um controle e fluxo de caixa para o negócio?

Esse recurso deve ser utilizado como controle e, principalmente, instrumento na tomada de decisões. O empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as necessidades da empresa. Com esses dados, é possível elaborar a estrutura gerencial de resultados e a análise de sensibilidade, calcular a rentabilidade e a lucratividade, entre outros pontos. Aproveitamos para listar 3 dicas dicas de como realizar o controle de fluxo de caixa. Acompanhe!

Registrar todas as movimentações

Para manter o fluxo de caixa sob controle, é essencial registrar todas as movimentações do caixa da empresa, tanto entradas quanto saídas. Realize um levantamento de todas as suas receitas e despesas — atuais e futuras —, assim como planos de expansão e de investimento. Em seguida, organize esses dados pela sua natureza, separando-os em operacionais, não operacionais e investimentos.

Planejar e gerenciar o estoque

Controlar o fluxo de caixa passa também por planejar e gerir o estoque da empresa. Geralmente, esse é um capital que fica imobilizado, o que pode levar à perda de oportunidades que poderiam ser valiosas para seu negócio. Por isso, é importante ficar atento à situação dele.

Você tem mais itens do que deveria? Qual é o limite máximo e o mínimo do estoque? Quais produtos você deve manter armazenados e quais são os que ficam encalhados? Um controle eficiente ajuda a definir a quantidade adequada e o momento certo de comprar determinados itens. Além disso, é possível saber como acrescentar gastos e investimentos no fluxo de caixa da empresa.

Verificar o fluxo de caixa diariamente

Acompanhar diariamente o fluxo de caixa do negócio evita que você tenha surpresas, como uma conta de consumo esquecida ou um pagamento de cliente que não entrou. Ao fazer um acompanhamento diário das movimentações financeiras, é possível se planejar. Tenha em mente que só devem entrar nesse registro as transações já concluídas.

Em resumo, manter um fluxo de caixa controlado é essencial para que a empresa opere no verde e continue firme no caminho do crescimento. Não deixe de registrar todas as movimentações corporativas diariamente e contar com um sistema de gestão eficiente, que ajude no controle das finanças do seu negócio.

Gostou do post? Para saber mais sobre fluxo de caixa e gerenciamentos de sistemas, siga nossas páginas nas redes sociais: estamos no Facebook e no LinkedIn!

Posts Relacionados
/

Instrumento essencial para acompanhar pagamentos e recebimentos da empresa, o fluxo de caixa merece atenção…

/

Instrumento essencial para acompanhar pagamentos e recebimentos da empresa, o fluxo de caixa merece atenção…

1 Comentário
  • VALDINEI
    6 meses ago

    GOSTEI DO TEMA OBRIGADO.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up
Open chat
Powered by