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Dar e receber feedback: Guia Completo

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Tempo de leitura: 3 min

Ser notificado sobre os pontos positivos ou negativos do seu trabalho é essencial para o desenvolvimento de qualquer pessoa. Isso mostra que dar e receber feedback na empresa ainda é a melhor maneira de alinhar melhorias ou reconhecer bons comportamentos.

Embora seja uma excelente ferramenta de comunicação – e não resta dúvidas de que é –, o feedback não está limitado a uma simples conversa. Mais do que expor uma situação, ele precisa influenciar de maneira positiva, por isso é necessário descobrir como argumentar para conseguir reter talentos e engajar a equipe.

Conversar com alguém de maneira clara ainda é um grande desafio, não é mesmo? Veja então como sua empresa pode dar e receber feedback de maneira eficiente com nossas dicas!

Seja objetivo

O feedback é uma conversa que não pode ser adiada, em hipótese alguma. Se você precisa esclarecer um assunto, é melhor não deixar para depois, pois a demora pode interferir nos resultados a longo prazo. Lembre-se de que dar o feedback depois que o fato não tem mais importância não é interessante para ninguém!

Estabeleça a cultura do feedback

Todos nós precisamos de retornos sobre nossos trabalhos e comportamentos, sejam eles positivos ou negativos. Por isso manter uma cultura dentro da empresa permite que os gestores realizem avaliações frequentes. Assim como garante que os próprios funcionários se sintam à vontade para sugerir ou apontar melhorias dentro da equipe.

Como você percebeu, o feedback não é uma via de mão única, ele precisa ser praticado e envolver todos da organização.

Escolha o ambiente e o melhor momento

Chamar a atenção de um funcionário no corredor da empresa, por exemplo, não é uma atitude adequada. Para diminuir a tensão da conversa, é importante escolher um local neutro, onde ninguém possa interromper a conversa.

Isso também ajuda a eliminar qualquer tipo de intimidação ou sentimento de exposição. Além disso, quando tratar-se de uma conversa mais delicada, como uma advertência, é indispensável que o processo ocorra individualmente.

Prepare-se antes do feedback

Não adianta ter uma conversa às pressas, sem analisar com cuidado tudo que será dito. Assim como qualquer projeto, um bom gerente precisa planejar os seus argumentos, mostrar gráficos de resultados, relembrar momentos que possam ser usados como exemplo, entre outros fatores que tornarão a comunicação fluída e mais produtiva.

Uma dica que sempre funciona é: antes de falar sobre os pontos negativos, inicie a conversa concentrando-se nos fatores positivos, pois isso ajuda a aliviar o estresse de quem está escutando.

Saiba escutar

Se você quer propor mudanças, é bom ouvir também a opinião do destinatário. Ao dar e receber feedback, é crucial que todos os lados exponham o que estão pensando de maneira clara e objetiva. Para evitar ressentimentos ou conversas que não foram compreendidas, vale a pena retomar o assunto e escutar atentamente quando o colaborador estiver falando, evitando interferências.

Sua empresa está pronta para dar e receber feedback agora? Temos certeza que sim! Quer continuar acompanhando as nossas postagens e otimizar os processos da sua empresa? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo!

1 Comentário
  • Nilson
    6 meses ago

    Ótimo artigo!

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