Clientes

Descubra aqui como melhorar a gestão fiscal da sua empresa

/
2 0
como melhorar a gestão fiscal
Tempo de leitura: 4 min

Uma gestão fiscal eficiente tem grande importância para a organização, uma vez que se refere ao recolhimento de impostos, encargos e outros tributos e está relacionada aos assuntos pertinentes à legislação vigente. Mas, você sabe como melhorar a gestão fiscal da sua empresa?

Quando o negócio não trata essas obrigações com a devida seriedade, está sujeito à aplicação de sanções (como multas e juros) que podem onerar o fluxo de caixa e até justificar o encerramento das atividades.

Mas, quando os gestores implementam estratégias para melhorar a gestão fiscal, é possível, por exemplo, potencializar os resultados aplicando uma margem de lucro viável, que justifique a sua manutenção no mercado. Pensando nisso, neste texto, veja como otimizar esse processo!

Seja organizado

A organização é essencial para manter a legalidade dos documentos que precisam ser armazenados ou transmitidos — mensalmente ou anualmente — ao fisco.Isso inclui notas fiscais, Sintegra, e-social e outras obrigações que gerem os tributos e precisem ser pagos para o devido funcionamento da empresa.

Nesse processo, a nota fiscal eletrônica agilizou o compartilhamento de informações entre compradores, vendedores e a Receita Federal. Isso porque, por meio do documento auxiliar, o transporte de bens pode acontecer normalmente por todo território nacional. Além disso, o arquivo XML contém os dados que devem ficar registrados para posterior transmissão ao governo.

Os demais documentos, como recibos de pagamentos, podem ser digitalizados, classificados e armazenados em depósitos digitais (preferencialmente em nuvem), como o Google Drive.

Dessa forma, eles podem ser acessados a qualquer momento, de qualquer lugar e por quem for autorizado, por meio do compartilhamento da pasta. Isso, inclusive, minimiza a necessidade de envio dos documentos à contabilidade, que pode acessá-los pela internet.

Registre todos os valores de entrada e saída

Não é possível melhorar a gestão fiscal sem um software que registre todos os dados de entrada e saída de valores, e automatize processos como o lançamento de notas fiscais.

Além disso, as informações ficarão acessíveis a todos os setores da empresa e ainda podem ser integradas em outras ferramentas que melhoram a performance dos profissionais em outros processos, como leitores de código de barras em contagens de inventário.

Um sistema especializado permite que, por meio de relatórios, a alta gerência mantenha o foco nos resultados do negócio, reduza seus custos operacionais, diminua as despesas desnecessárias, evite auditorias onerosas e organize a casa para não sofrer sanções com fiscalizações, sem contar na otimização da experiência do usuário.

Automatize os processos para acompanhar como melhorar a gestão fiscal

Quando a empresa automatiza processos — como a emissão de notas fiscais, entrada de produtos no sistema, apuração tributária e outras rotinas que se relacionam à gestão da cadeia de suprimentos  —, as informações são mais precisas e podem embasar decisões mais acertadas.

Os gestores deixam de se preocupar com questões burocráticas e os funcionários exercem suas funções de forma mais ágil, diminuindo as taxas de ociosidade em suas rotinas pela eliminação de erros e retrabalhos, reduzindo os custos da operação (com a necessidade de menos profissionais para cada atividade) e dedicando-se melhor ao que realmente gera valor para o negócio.

Outro ponto importante, e que precisa ser considerado na automação de processos e do setor fiscal, é a segurança dos dados que serão armazenados e acessados pelo sistema.

Com uma gestão de identidade e acesso, é possível delimitar a visualização da informação de forma individual, para que as responsabilidades e atribuições de cada cargo influenciem no nível de permissão que cada profissional poderá receber. Dessa forma, os dados ficam protegidos e são acessados somente por aqueles a quem compete a sua visualização.

O uso de ferramentas adequadas é essencial para descobrir como melhorar a gestão fiscal. Além dos benefícios discutidos, relacionados ao setor fiscal, a empresa conhece melhor sua capacidade de produção e as características do seu negócio, e pode implementar estratégias mais eficientes para gerar mais lucratividade para seus processos.

Gostou deste texto? Então, entre em contato conosco e veja como as nossas soluções podem ajudá-lo nesse sentido!

Soluções ERPPowered by Rock Convert
Posts Relacionados
/

Uma gestão fiscal eficiente tem grande importância para a organização, uma vez que se refere…

/

Uma gestão fiscal eficiente tem grande importância para a organização, uma vez que se refere…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up