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Descubra as técnicas de vendas que fecharam negócios na quarentena

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técnicas de vendas
Tempo de leitura: 5 min

Mais e mais pessoas estão sem saber como convencer seus clientes a fecharem um negócio neste período de quarentena…, mas a boa notícia é,  tem como fazer isso, usando algumas técnicas de vendas!

Existe uma técnica chamada OTO.

Através dessa técnica, é muito provável que você consiga convencer aquele seu cliente, que havia dito que não compraria absolutamente nada enquanto essa pandemia não acabar.

Se você está tendo dificuldade em fechar uma venda nesse período, vale a pena dar uma olhada nesse artigo, conhecer essa técnica, e quem sabe, ainda hoje mesmo, fechar um negócio.

O que é a técnica OTO?

Conforme falamos, OTO significa “one time offer”, que em português quer dizer oferta única.

Basicamente consiste em definir dentro da sua empresa uma oferta única, isto é, ela só vai existir naquele momento e nunca mais. Por isso que é chamada de oferta única.

Essa técnica não pode ser aplicada com frequência, não pode fazer parte de sua estratégia de vendas do dia a dia, pois perderia a credibilidade.

Como se aplica a técnica OTO na prática?

Veja um passo a passo de como aplicar a técnica OTO:

#1 Definir a oferta única

É fundamental deixar muito claro para o cliente que ele não terá essa oportunidade novamente.

#2 Estabelecer um roteiro de abordagem

Antes de mais nada, faça uma lista de clientes com os quais você vai usar essa técnica.

#3 Separar um grupo de amostragem

É sempre bom validar, caso a sua técnica OTO não esteja convertendo em um bom resultado, ou o seu roteiro de abordagem não esteja funcionando bem.

Então, daquela lista de clientes, separe um grupo e aplique a técnica, e veja qual é a conversão.

Caso os resultados não sejam os que você esperava, é preciso ajustar a técnica.

#4 Implementar a técnica OTO

Após a obtenção de um bom resultado, passe a técnica para todos da sua equipe a fim de colocarem em prática.

Agora, antes de oferecer a OTO, procure conhecer bem o seu cliente, para que aquele produto seja realmente útil para ele, pois isso aumenta a conversão.

Como convencer meu cliente comprar meu produto?

É essencial você despertar no seu cliente o senso de urgência em aceitar a sua oferta única.

A dica aqui, é que você trabalhe com escassez, seja em relação a quantidade de produto ou de tempo da campanha.

O seu cliente precisa entender que, ou o produto tem quantidade limitada, ou o tempo dessa oferta também é limitado. Isso faz com que ele entenda que essa possa ser a sua última chance de comprar aquele produto, caso contrário, ele não tem por que comprar naquela hora.

Além disso, é preciso deixar claro que essa oferta única é inegociável, isto é, não tem margem de negociação em cima daquele valor que foi passado.

Lembre-se que essa técnica é aplicada quando os clientes estão na etapa do fechamento, e por alguma razão ainda não decidiram, especialmente devido ao momento que estamos passando.

Conheça outras técnicas de vendas

Abaixo segue outras técnicas de vendas, e observe como que a OTO se encaixa em cada uma delas:

1.Downsell

Essa é uma das Técnicas de vendas que deve ser aplicada quando você quer vender para um cliente que não tem condições de comprar seu produto principal.

Por mais que seu objetivo seja vender o produto principal, tem situações que você percebe que o cliente não vai comprar por conta do preço, nesse caso, a dica é oferecer um produto mais barato.

Dessa forma você não vai perder aquela venda, por isso que se chama “downsell”, que seria venda para baixo, isso é, uma venda mais barata.

Uma boa estratégia aqui é despertar no cliente o interesse pelo produto principal. Talvez ele não tenha comprado dessa vez, mas vai ficar interessado.

2.Upsell

Nesse caso é o oposto do downsell, onde a técnica consiste em vender um produto mais caro do que aquele que o cliente estava procurando.

Mas para isso, é preciso que o cliente perceba quanto vai ganhar a mais com aquele produto.

3.Cross Sell

Essa técnica consiste em vender produtos relacionados ao produto que o cliente está comprando, por exemplo, se o cliente está comprando uma TV, poderia oferecer também um home theater ou uma barra de som.

Aplicando a OTO com as técnicas de vendas

Todas essas técnicas que você acabou de ver, podem ser usadas durante ou depois do processo de venda.

E onde entraria a OTO?

No caso do upsell, você poderia oferecer uma oferta única para o cliente comprar o seu produto principal.

Se ele já comprou um determinado produto, você poderá fazer uma nova OTO para que o cliente compre produtos complementares.

Já no downsell, já que seu cliente não comprou seu produto principal, a dica é oferecer outro com uma oferta única que seja extremamente interessante.


Conclusão

Vale lembrar que, em uma situação normal, o cliente faria aquela compra, mas não compra em virtude da crise que estamos passando.

Por isso que a OTO aqui é o mais indicado, que provavelmente você vai conseguir convencer seu cliente a comprar.

Nunca se esqueça de deixar bem claro que aquela oferta é única e só é válida para aquele momento. Normalmente, esse gatilho de senso de urgência é uma estratégia que funciona muito bem.

Se você já mantém uma boa relação com seu cliente, vai ser muito mais fácil aplicar essa técnica, sendo praticamente certa a conversão.

Siga essas dicas e aumente suas vendas nesse momento de quarentena.

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