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Embora possamos afirmar que todos os departamentos de uma empresa são igualmente importantes, as vendas são as principais responsáveis pelas entradas financeiras. Dessa forma, saber como reter clientes é uma maneira de vender mais.

Para isso, os investimentos devem ser direcionados às diferentes formas de agradar ao público, afinal, clientes satisfeitos sempre voltam a fazer negócios. Campanhas publicitárias e estratégias de marketing agem no sentido de atrair novos compradores. Mas existem também recursos para manter aqueles que já foram conquistados.

Se você entende a importância disso, mas não sabe como fazer para reter clientes, acompanhe abaixo nossas dicas.

Dicas sobre como reter clientes

1. Capriche no atendimento

É indiscutível o quanto a qualidade dos seus produtos ou serviços influencia na hora de ganhar a preferência do público. Entretanto, existe outro fator que pode ter o mesmo peso: o atendimento. De nada adianta oferecer bons produtos, caso o seu atendimento não esteja à altura.

Vivemos em uma sociedade na qual as pessoas estão sempre com pressa e encontrar alguém disposto a oferecer atenção realmente faz toda a diferença. Se você conseguir padronizar e humanizar o seu atendimento, certamente já terá um importante diferencial. Os treinamentos de equipe costumam funcionar bem nesse sentido.

2. Esteja próximo do cliente

A tecnologia está aí para aproximar as pessoas. Embora alguns argumentem que ela tenha diminuído o contato humano nas relações pessoais, quando pensamos em relações comerciais percebe-se que acontece exatamente o contrário. Atualmente é fácil manter o contato com quem já comprou pelo menos uma vez em sua empresa. E-mail marketing, mensagens no WhatsApp divulgando as promoções e publicações para serem seguidas nas redes sociais não permitem que você caia no esquecimento.

3. Cuide de sua reputação

Ninguém quer comprar de uma empresa que tem má fama, não é mesmo? Por isso você precisa zelar, também, pela reputação do seu negócio. Atrasos demasiados em entregas, problemas de difícil solução e descaso com os clientes são notícias que se alastram rapidamente, podendo prejudicar a imagem da sua empresa.

É claro que não é possível agradar a todos, mas as redes sociais alcançam um vasto público e um grande número de avaliações negativas pode assustar quem considera continuar comprando de você.

4. Ofereça promoções

Programas de fidelidade ou promoções por volume de compras são bons caminhos para fidelizar e reter o cliente. Entretanto, essa dica é válida somente se você estiver disposto a oferecer produtos e serviços de qualidade. Pode ser que, em um primeiro momento, os clientes retornem apenas pelas promoções mas, com o passar do tempo, passarão a realmente apreciar seus produtos e seu atendimento.

Percebeu como reter clientes é questão de rever pequenas atitudes do dia a dia? Muitas vezes, detalhes no atendimento ou um diferencial no produto é tudo o que falta para conquistar o seu público. A fidelização do consumidor garante a maximização das vendas, pois os antigos clientes se somam aos novos, que chegam naturalmente a partir de uma boa divulgação.

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