Tempo de leitura: 7 min
Home Office de Sucesso

Começou um tanto tímido e aos poucos, por uma necessidade do negócio, por conta da crise ou todos estes motivos juntos, foi ganhando a simpatia da maioria das empresas, pequenos empreendedores e até de grandes organizações. Estamos falando do home office.

Na verdade, esta metodologia de trabalho já não é novidade há algum tempo. As disponibilidades da tecnologia e principalmente a chegada da Internet, banda larga, etc., proporcionaram inúmeras possibilidades de trabalho que a até pouco tempo atrás eram quase que inimagináveis.

O home office é ótimo e altamente produtivo, mas é preciso ter organização, para que ele promova os resultados desejados, seja para você próprio ou para a sua empresa ou negócio. Neste artigo, você vai conhecer os segredos de um home office de sucesso. Acompanhe.

O que É e o Porquê do Home Office

Como fazer home office

Home office é um trabalho remoto. Basicamente, você vai precisar de um computador e acesso à rede web. Foi visto por muito tempo como um método de trabalho pouco produtivo e que implicava em dúvidas quanto ao comprometimento do profissional.

No entanto, mostrou-se uma solução viável e muito eficaz. E não estamos falando apenas de colaboradores autônomos, muito pelo contrário, mesmo os de carteira assinada hoje já trabalham em larga escala por home office.

Viável porque consegue entregar produtividade em quantidade e qualidade idênticos ao trabalho presencial e, em alguns casos, superiores.

Eficaz porque representa uma significativa redução de custos, sem perder a eficiência: redução nos gastos com luz, água, energia, transporte, limpeza…e o próprio ambiente físico como um todo antes ocupado por aquele mesmo colaborador.

E o que Preciso para um Home Office de Sucesso?

trabalho remoto

Agora você já sabe que o trabalho remoto é um bom negócio. Mas para ele funcionar, além dos equipamentos e de toda a tecnologia envolvida, existem alguns outros fatores muito importantes que precisam ser levados em consideração.

Trabalhar em casa, em um primeiro momento, pode parecer simples, mas não é bem assim. Um ambiente físico de trabalho é todo preparado para a sua produtividade, com todas as ferramentas necessárias, onde sua atenção naquele recinto será única e exclusiva ao desenvolvimento do seu trabalho.

Na sua casa, isto pode não funcionar exatamente desta forma, o que vai influenciar negativamente seu rendimento e talvez até a qualidade do trabalho. A palavra chave aqui é a organização e existem alguns segredinhos para que este seu home office seja verdadeiramente de sucesso. Confira:

1.   Adapte-se a este novo cenário

novo cenario trabalho remoto

Para quem sempre trabalhou em uma empresa, escritório, etc., em um primeiro momento ter que trabalhar em casa pode significar por um lado uma coisa boa, e por outro um grande problema de adaptação.

Ao sair de casa para ir trabalhar, este indivíduo terá um contato social muito maior, tanto com vários ambientes como com várias pessoas e situações. Trabalhando em casa, isto vai inexistir. Portanto, manter o foco, a produtividade e a própria sanidade mental neste período são fundamentais para esta adaptação.

É importante salientar que muitas empresas, mesmo após a pandemia causada pelo Coronavírus, o que as fez recorrer ao home office como a solução mais viável para manter a produtividade, irão adotá-lo como uma nova metodologia de trabalho.

Então, não trate o home office como algo temporário e quanto antes você se adaptar a ele, melhor.

2.   Mantendo o Foco e a Produtividade

trabalho em casa

Falar em manter o foco e a produtividade pode parecer fácil, mas está diretamente ligado à sua organização. Claro que não há como transformar sua casa em um ambiente de trabalho, na sua totalidade.

Mas você precisa sim ter um local específico, que resguarde o mínimo possível de concentração, para conseguir ser produtivo. Além disso, precisa respeitar horários, como se estivesse na empresa.

Seria como criar rituais práticos em sua própria casa. É fato que filhos, pais, irmãos e até mesmo um animal de estimação podem tirar você do seu foco, afinal, como um trabalhador você é o intruso naquele ambiente familiar.

É importante ter ciência de que delimitar estrategicamente o seu expediente de trabalho, enquanto home office, é mais difícil do que parece e, de certo modo, pode vir a sobrecarregar você, impactando sua saúde mental neste período.

Sugestivamente, crie pequenos hábitos e gestos que possam simbolizar o início e o fim do seu envolvimento com suas tarefas profissionais do dia a dia e nestes horários se esforce para manter o foco.

3.   Tenha uma boa Comunicação com sua Equipe mesmo no Home Office

trabalho em casa com whatsapp

Assegure-se de que o seu processo de comunicação com seus superiores e sua equipe é eficaz. Isto vai favorecer aquele ambiente, vai tornar seu trabalho mais produtivo.

Use e abuse dos aplicativos existentes para conversas online, sejam os oficiais de sua empresa ou não.

4.   Forme Blocos de Trabalho

trabalho em casa

Se necessário, escreva as tarefas do dia, delimite os horários de execução e tente seguir à risca o que foi programado. Estipule blocos de atividades, onde durante aquele horário, sejam de 2 horas, 3 horas, etc., você estará 100% focado.

5.   Não Abuse do Conforto do seu Lar

trabalhe no seu lar

Trabalhar com o seu notebook deitado em sua cama pode parecer tentador, mas isto pode também lhe causar uma grande dor nas costas. Na mesa da cozinha? Nem pensar, não é mesmo?

O ideal é que você invista um pouco em móveis mais ergonômicos, nada muito sofisticado ou caro, mas que lhe proporcione um mínimo de conforto e seja ergonomicamente viável, já pesando em um longo prazo.

Como não Misturar Trabalho com os Afazeres Domésticos?

trabalho

É quase que inevitável acontecer, em alguns momentos, este tipo de mistura, afinal, você está em casa, com seus familiares e nada mais natural que as exigências do lar lhe cobrem vez ou outra.

O importante é organizar muito bem estas tarefas domésticas e em horários pré-determinados e bem específicos, preferencialmente em um intervalo ou mesmo fora do seu horário de trabalho.

Como no próprio home office, onde é interessante formar blocos de atividades diárias, nos afazeres domésticos você pode implementar a mesma metodologia, desde que um não interfira no outro.

Soluções ERPPowered by Rock Convert

Deixe aqui seu comentário