Gestão

Descubra várias habilidades para liderar sua equipe

/
4 0
liderança de equipe
Tempo de leitura: 7 min

Exercer uma posição para liderar sua equipe, vai muito além de ter um cargo respeitado ou uma remuneração melhor. O líder é um profissional de extrema responsabilidade dentro de uma empresa.

O processo de liderança envolve essencialmente uma atitude em relação ao mundo e às pessoas. Uma atitude que deve ser pensada, treinada e desenvolvida. Ninguém se torna líder da noite para o dia. O espírito de liderança é algo construído. Algo que pode ser aprendido e aperfeiçoado. Portanto, nunca é tarde demais para encontrar o líder que existe dentro de você.

Para saber mais sobre como liderar uma equipe com mais consciência e chances de sucesso, continue lendo os próximos tópicos logo em seguida. As dicas que estão listadas logo a seguir representam modelos nos quais todo líder deveria apostar para ter uma relação melhor com a sua equipe.

1. Permita que a sua equipe te conheça realmente

Um erro que muitos novos líderes cometem é começar a trabalhar com uma equipe, definindo regras muitas vezes rígidas no início e não se portar para a equipe. E esse é um grande equívoco porque dificilmente uma equipe vai conseguir se identificar com uma figura de liderança que ela não conhece e não se identifica.

Uma equipe precisa perceber quem é o seu líder e quais são as referências dele em termos de trajetória. Se a equipe não tem esse tipo de conhecimento do seu líder, a relação entre esse superior e os seus liderados tende a ser muito frágil em termos de confiança e credibilidade.

Por isso, jamais perca a oportunidade de se apresentar para a equipe que você lidera. Faça disso, um momento especial. Reserve esse tempo para que cada membro do grupo te conheça e saiba de onde você veio e para onde você pretende ir com a sua liderança.

Fale para a equipe sobre a sua formação profissional, sobre os seus valores, sobre as experiências que você já teve na carreira, entre outras informações que vão permitir que os liderados tenham uma ideia sobre o seu perfil e passem a respeitar a posição de liderança que você está ocupando no momento.

2. Conheça cada membro da equipe como um elemento único

Um líder deve conhecer muito bem cada um dos talentos que tem à sua disposição. Pois dessa forma, esse profissional vai conseguir dividir melhor as tarefas que devem ser executadas, e delegar responsabilidades com quem realmente deve ficar com elas.

Um bom caminho para conhecer os membros da sua equipe é realizar dinâmicas de grupo que foram criadas especificamente para desvendar traços de personalidade das pessoas que dela participam.

Caso você não tenha prática com dinâmicas de grupo, contar com um apoio profissional nesse sentido pode fazer toda a diferença. Ou caso prefira seguir por um método mais direto e menos reflexivo, tenha conversas individuais com os membros da equipe. Pergunte a eles sobre afinidades profissionais, sobre os conhecimentos técnicos que possuem e até mesmo sobre aquilo que eles gostariam que fosse mudado dentro do ambiente da empresa.

Conhecer a equipe vai te levar a entender como o grupo se comporta e como os membros reagem a diferentes métodos de trabalho, o que vai te permitir prever comportamentos e pensar no estilo de liderança do qual esses liderados precisam.

3. Esteja presente no dia a dia da equipe

Uma equipe pode sim trabalhar bem na ausência do seu líder. Afinal, um líder não precisa estar colado na sua equipe o tempo todo. Porém, é muito importante que o líder se faça presente até mesmo quando a sua presença física não é notada.

Isso não significa que você precisa vigiar a sua equipe em todos os momentos. Até mesmo porque o bom líder é aquele que consegue fazer o grupo trabalhar de forma eficiente inclusive nos momentos em que ele não está por perto.

A atitude do líder deve ser a de acompanhar, monitorar, perguntar como está o trabalho e se mostrar interessado em cada etapa das funções. Os membros de uma equipe se sentem valorizados quando percebem que são observados pelo líder, mas não de uma forma vigilante e sim de forma a enxergar que cada pessoa daquele grupo é importante e merece atenção.

Se não puder estar sempre presente na rotina do grupo, ao menos faça o esforço de se manter em comunicação. Para fazer isso, as ferramentas digitais são uma ótima alternativa. Afinal, nunca foi tão fácil manter contato com uma equipe quanto é hoje. O e-mail, as redes e os aplicativos estão aí e podem ser usados para facilitar a proximidade entre um líder e sua equipe.

4. Elogie a sua equipe sempre que tiver oportunidade

Em maior ou menor nível, todos nós estamos em busca de reconhecimento.

Porém, nem sempre o nosso trabalho é reconhecido como deveria. E isso pode nos desmotivar a seguir com o melhor trabalho em alguns momentos.

Para reverter uma situação onde os membros da equipe estão desmotivados com o trabalho, um líder pode se dedicar a dar feedbacks positivos quando for oportuno. É claro que não apenas os feedbacks positivos são importantes, mas também os negativos. Porém, nunca dê mais peso para os pontos fracos da equipe do que para os pontos fortes.

Nesse sentido, reconheça quando a sua equipe está no caminho certo. Reconheça isso não apenas para si mesmo, como também para os liderados. Deixe que eles saibam quando você está satisfeito com o trabalho.

Os membros do grupo tem o direito de saber quando as suas expectativas estão sendo plenamente atendidas. E quando isso não acontecer, tenha o cuidado de dar o feedback negativo de forma a passar a ideia de que você torce pelo grupo e não está contra ele. Afinal, o líder deve crescer junto com o grupo, e não em separado.

5. Seja um Modelo de Liderança para sua equipe

Não se engane! Sempre pode haver alguém se inspirando em você e tendo o seu trabalho enquanto líder como uma referência. E esse é um ponto positivo a favor da sua liderança. Quando as pessoas se inspiram em você, isso significa que você é um modelo de liderança para elas.

Aliás, você deve buscar esse tipo de condição onde uma pessoa se inspira no seu trabalho enquanto líder. Pois ser um modelo para os outros representa que você tem adotado os métodos mais adequados e seguido um caminho que realmente faz sentido para os liderados.

Então, seja exatamente aquilo que você espera de bom das outras pessoas. Seja o exemplo prático dos princípios que você tanto ensina e tenha atitudes compatíveis com modelos de ética pessoal e profissional. Se você seguir esse caminho, ser a inspiração de alguém não será um objetivo tão difícil de ser atingido.

Liderar sua equipe tem os seus desafios. Porém, o crescimento pessoal e profissional que uma liderança exercida com confiança e responsabilidade pode proporcionar vale a pena para toda pessoa que almeja ocupar um cargo como esse em algum momento da vida. Portanto, siga as dicas que foram apresentadas anteriormente e seja o líder que o mercado precisa e espera que você seja.

Continue se informando com dicas valiosas para o seu negócio. Acesse e siga nossas páginas no Facebook e no LinkedIn.

Posts Relacionados
/

Exercer uma posição para liderar sua equipe, vai muito além de ter um cargo respeitado…

/

Exercer uma posição para liderar sua equipe, vai muito além de ter um cargo respeitado…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up
1
Tire suas duvidas com nosso time.
Powered by