Gestão

Entenda aqui a importância do planejamento financeiro empresarial!

/
1 0
Tempo de leitura: 3 min

Para ter sucesso em um negócio, não basta apenas ser apaixonado e comprometido. É preciso estabelecer uma boa gestão do dinheiro.

Independentemente da sua capacidade de gerar receitas, as contas para pagar chegarão. E, nesse sentido, um bom planejamento financeiro empresarial é imprescindível.

Neste artigo, você poderá entender melhor como isso funciona e quais são os meios que podem ser utilizados para facilitar esse processo. Continue a leitura!

O que é o planejamento financeiro empresarial?

O planejamento financeiro empresarial pode ajudar os empreendedores e gestores a determinar a viabilidade de alcançar os objetivos da organização. É um dos principais instrumentos utilizados para administrar um negócio, sendo criado, acompanhado e revisto com o intuito de ajudar o processo de tomada de decisão.

Consiste no conjunto de tarefas e análises que embasam as estratégias que serão implementadas pela organização em curto, médio e longo prazo. Especialmente no que diz respeito à aquisição de equipamentos, compra de matérias-primas, contratação de colaboradores e empréstimos para alavancagem de capital.

Geralmente, a empresa deve elaborar um plano financeiro imediatamente após a determinação de qual será a visão e missão. Ele deve descrever cada uma das atividades e dos recursos necessários em cada uma das fases de desenvolvimento. Por isso é tão fundamental que ele não seja apenas um informativo estático.

É muito importante ter ciência de que se trata de algo dinâmico, que exige cuidado com o passar do tempo, de modo a dar o suporte para a obtenção de lucro e o crescimento sustentável.

Benefícios de desenvolver um plano financeiro

O desenvolvimento do planejamento financeiro empresarial contribui para a validação do plano de negócios que foi estabelecido quando o empreendimento era apenas uma ideia. Serve para confirmar se as metas definidas são realistas do ponto de vista financeiro. Também ajuda os responsáveis a estruturar a operação conforme a disponibilidade ou ausência de recursos, bem como a estipular formas de se capitalizar.

Esse plano é essencial para entender o que acontece com o fluxo de caixa, que diz respeito à entrada e saída de dinheiro da empresa. Sem ele, as ações podem acontecer ao acaso, sem uma boa noção sobre a realidade.

Muitas vezes, empresas naufragam porque o empresário acredita ter os recursos necessários para manter as operações, mas isso só é verdade em dado momento. Contas como aluguel, água, luz e pagamentos aos fornecedores são recorrentes; então, não basta ter condições de arcar hoje e não conseguir honrar os compromissos no futuro.

Como fazer?

Para ter um bom plano financeiro, inicialmente é preciso fazer um diagnóstico da situação atual. Determinar quais são todos os bens que a empresa tem, bem como insumos e estoques de produtos para venda.

Identifique os valores disponíveis em caixa e a receber dos clientes, bem como os pagamentos que deverá fazer. Dessa forma, é possível fazer uma projeção das receitas futuras, com base nas expectativas de venda, e apontar quais seriam os custos e as despesas associados.

Atualmente, existem sistemas que ajudam no acompanhamento desse planejamento. Pode ser muito complicado atualizar as informações por meio de planilhas. Além disso, com essa ferramenta, é possível ter uma visão geral do quadro e analisar alguns pontos específicos. Por exemplo, definindo indicadores de desempenho que sinalizam se tudo realmente sai como foi imaginado.

Existem diversas empresas que oferecem esse tipo de sistema. Então, é interessante fazer um estudo das demandas do negócio para investir em uma tecnologia que atenda às expectativas e ofereça um bom custo-benefício.

A Bessani é uma Software House especializada em consultoria, desenvolvimento de sites e sistemas gerenciais. Temos o propósito de dar apoio aos nossos clientes para que alcancem a excelência em seus resultados.

Nosso sistema ajuda a aumentar as vendas e otimizar os gastos, fazendo com que o seu planejamento financeiro empresarial possa ser acompanhando de maneira bastante eficiente.

Entre em contato conosco para saber mais!

Posts Relacionados
/

Para ter sucesso em um negócio, não basta apenas ser apaixonado e comprometido. É preciso…

/

Para ter sucesso em um negócio, não basta apenas ser apaixonado e comprometido. É preciso…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up