Finanças

Estratégias para aumentar a lucratividade da sua empresa

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aumentar a lucratividade
Tempo de leitura: 3 min

Você tem interesse em aumentar a lucratividade da sua empresa, mas ainda tem dúvidas sobre as melhores formas de fazer isso? Então, pare de se preocupar agora mesmo.

Muitos dos donos de pequenos e médios negócios não atingem a margem de lucro esperada ou ficam estagnados. Assim, aumentar a lucratividade da empresa é um objetivo que requer que empresários mudem algumas de suas práticas.

Neste artigo, você conhecerá quatro estratégias para obter esse objetivo. São dicas importantes para que a sua empresa se mantenha competitiva e alcance o crescimento desejado. Acompanhe!

Como aumentar a lucratividade da empresa

1. Reduza custos operacionais

Os custos operacionais são aqueles referentes às despesas de manutenção e operação da empresa em seu dia a dia, tais como materiais e gastos com pessoal. Nesse contexto, a margem de lucros de sua empresa pode ser aumentada por meio do corte cuidadoso desses custos operacionais. Você pode, por exemplo, reduzir o desperdício e diminuir as despesas com materiais utilizados.

É possível, ainda, analisar se as instalações da empresa estão adequadas ou se é viável que o negócio funcione em um local menor e mais econômico. Muitas vezes há desperdício de espaço e, consequentemente, de dinheiro.

2. Melhore a negociação com fornecedores

A melhoria na negociação com fornecedores está relacionada diretamente com a redução de custos e também contribui com o aumento da lucratividade da empresa. Dessa forma, sempre tente conseguir os melhores acordos com seus fornecedores. Se isso não for possível, não hesite em procurar por novos parceiros. Saiba negociar, pois assim, você conseguirá preços e condições mais favoráveis a você.

3. Reajuste os preços praticados

Um dos caminhos para se aumentar a lucratividade da empresa é a revisão dos preços praticados. O aumento do valor dos produtos se torna interessante, contanto que seja justificado. Se a empresa melhorar ou customizar um produto, criar serviços adicionais e superiores, isso justificará um aumento de preços. Essas modificações poderão, inclusive, mirar outro perfil de consumidores, que terão mais interesse por essa nova oferta.

Entretanto, como investimentos mais altos precisarão ser feitos, essa medida deve ser implementada de forma cautelosa. Ela valerá, por exemplo, quando os níveis de diferenciação e exclusividade do novo produto ou serviço forem tão grandes que nenhum competidor conseguirá se aproximar.

4. Aposte em inovação e tecnologia

Inovação e tecnologia permitem que muitas empresas, especialmente as de pequeno e médio porte, façam reduções nos custos que não afetem sua produtividade e que aumentem a lucratividade. A tecnologia é cada vez mais útil para empresas que operam com times reduzidos, por exemplo, pois aumentam a produtividade, mesmo com um número menor de colaboradores.

Além disso, eficiência e organização são melhoradas por meio do uso adequado de armazenamento de dados, clientes são mais bem gerenciados com o auxílio de  softwares de gestão de relacionamento e, colaboradores podem trabalhar em home office, por exemplo.

Assim, apesar de que gerenciar um negócio seja um grande desafio, é possível aumentar a lucratividade com algumas mudanças em suas práticas de gestão. Para que a sua empresa aumente os lucros e mantenha o crescimento esperado ano após ano, coloque em prática as nossas dicas e você terá sucesso.

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