Gestão

SCRUM, a ferramenta que vai agilizar a gestão de processos da sua empresa.

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scrum
Tempo de leitura: 9 min

Você, empreendedor que está aqui lendo este texto, provavelmente já ouviu muitos termos “diferentes” no mundo do empreendedorismo, não é? E um desses termos, que já vem sendo bastante utilizado, é o famoso Scrum.

Hoje iremos te apresentar um pouco sobre o conceito e as aplicações do Scrum, então fica de olho até o fim para entender como essa ferramenta pode ser aplicada no seu negócio para gerar resultados melhores!

AFINAL, O QUE É SCRUM?

Com startups ganhando cada vez mais espaço e destronando gigantes tradicionais do mercado, a busca por agilidade e inovação toma a pauta de pequenas e grandes empresas.

Não basta apenas ser eficiente, é necessário ter processos ágeis, que permitam à empresa e seus colaboradores se adaptarem às transformações do mercado e, principalmente, dos seus clientes.

Nesse cenário, termos como SCRUM, Kanban, Lean Startup e Metodologia Ágil se tornam cada vez mais comuns no cotidiano empresarial. E o que é SCRUM?

Apesar de ser apresentada como uma metodologia, o Scrum nada mais é do que um framework, que permite adicionar agilidade para a gestão e planejamento de projetos de software. Isso quer dizer que o SCRUM não possui etapas 100% definidas em uma metodologia pronta, podendo ser aplicado em qualquer negócio para se encaixar nos processos do seu time com excelência.

De maneira geral, o SCRUM pode ser definido como uma metodologia para o gerenciamento de projetos ágeis que possuem equipes pequenas e multidisciplinares e focam em feedbacks regulares.

E como você pode implementar o SCRUM na sua empresa?

A seguir nós listamos um “dicionário” com os conceitos básicos sobre essa metodologia, para que você saiba tudo o que precisa antes de implementá-la em seu negócio.

DICIONÁRIO DE SCRUM: CONHEÇA OS MEMBROS DE UMA ESTRUTURA DE SCRUM E O SEU FUNCIONAMENTO

Se você pensa em implementar a estrutura  Scrum, também conhecida como metodologia ágil Scrum, na sua empresa, é importante que saiba que existem alguns membros essenciais para fazer o seu projeto decolar. Conheça abaixo um pouco sobre esses profissionais que podem fazer toda a diferença no seu negócio:

  • Scrum Master:  Com a missão de remover os obstáculos que a equipe tenha pela frente, o Scrum Master é o profissional que atua como facilitador do projeto. Ele garante a eficiência da comunicação e o engajamento do Scrum Team (equipe de desenvolvimento, que não precisa ter divisões de funções) em torno das missões a serem executadas em cada Sprint (mais abaixo você vai ver o que significa isso).
  • Product Owner: Evitar distrações e organizar as tarefas a serem executadas em ordem de prioridade são desafios para muitas pessoas, afinal, é tentador deixar o trabalho árduo de lado, começar outra atividade ou jogar conversa fora com o colega sobre o jogo de quarta-feira, não é? O product owner tem justamente a função de evitar a procrastinação e a perda de foco no Scrum. Por isso, ele é o profissional responsável por organizar e listar o Product Backlog, um documento contendo as atividades prioritárias para a equipe desenvolver em cada Sprint.
  • Scrum Team:  Formado geralmente por equipes pequenas de 6 a 10 pessoas, onde todos atuam como desenvolvedores do projeto em questão. Arquitetos, analista de testes, designers e a equipe no geral atua em conjunto para completar a entrega das atividades de cada Sprint.

Agora que falamos um pouco sobre a equipe e a atribuição de cada parte, é necessário entender as etapas principais de uma estrutura de Scrum:

  • Sprint: No Scrum, os projetos são divididos em ciclos (mensais ou até quinzenais), dentro do qual as atividades propostas no Product Backlog (o documento que deve conter as atividades prioritárias para o projeto, lembra?) precisam ser realizadas pelo time de forma interativa e essas divisões caracterizam o sprint. Em outras palavras, sprints são blocos de tempos (de duração variável) que funcionam como um período de produção e foco na atividade, de acordo com cada empresa.

Um ponto importante para esclarecer é que não se faz necessário listar todas as funcionalidades que serão desenvolvidas no projeto no início, apenas as principais, e ao longo do processo (após o Sprint), novas utilidades podem ser adicionadas ao Product Backlog pela equipe.

  • Sprint Planning Meeting:  Nessa etapa, o Product Owner prioriza os itens que farão parte do Product Backlog de cada Sprint. Isso quer dizer, que no início de cada Sprint é feita uma reunião de planejamento do Product Owner com a equipe de desenvolvimento (o Scrum Team) para determinar o que será implementado em cada Sprint.
  • Daily Scrum: No início de cada dia de Sprint, a equipe faz uma reunião com o objetivo de atualizar todos os membros da equipe sobre o que foi realizado no dia anterior, identificar impedimentos e definir as prioridades para o dia que se inicia. De forma geral, não precisa ser feita todos os dias – 2 ou 3 vezes por semana é suficiente.
  • Sprint Review Meeting: Reunião onde a equipe mostra o que foi elaborado durante o Sprint, seja por meio de uma demo ou outros formatos. Nessas reuniões, além do Scrum Master, tipicamente fazem parte o Product Owner, o Scrum Team, a gerência, engenheiros de outros projetos e claro, os clientes.

Nesse momento é importante avaliar o projeto quanto aos objetivos do Sprint e o atingimento geral desses objetivos.

  • Sprint Retrospective: Ao final do período, a equipe deve se reunir e discutir o que funcionou, os pontos de melhorias e as ações para serem tomadas para melhorar o desempenho geral. A partir daí é possível iniciar o planejamento do próximo Sprint e dar início a um novo ciclo do projeto.

VANTAGENS DE SE TRABALHAR COM SCRUM

Agora que você já entendeu tudo sobre essa ferramenta e sabe quais os profissionais e etapas necessários para a sua utilização deve estar se perguntando: Mas quais são as vantagens disso? Por que usar o SCRUM ao invés de optar por uma ferramenta tradicional? E por isso nós trouxemos para você algumas das diversas vantagens para te convencer a usar o SCRUM:

  • Aumento da produtividade – utilizando a metodologia SCRUM, é possível que você consiga poupar bastante tempo seu e da sua equipe, o que, consequentemente, pode ser otimizado para os melhores resultados sejam atingidos, aumentando a produtividade do time.
  • Transparência – esse é um dos pontos chaves dentro do SCRUM, pois não adianta você ter produtividade ou outros pontos se não há transparência, já que sem ela também não existe confiança entre o time, o que gera uma falta de engajamento e evolução de toda a equipe.
  • Redução de riscos – no SCRUM as atividades são feitas de forma fragmentada, então você consegue perceber os problemas que surgirem logo no início e, assim, pode resolvê-los da melhor forma.
  • Feedback contínuo – como no SCRUM existem as Daily SCRUM e Sprint Review, é possível que seja feita uma análise contínua do andamento dos processos, o que está diretamente relacionado à transparência, pois a partir desse feedback os colaboradores conseguem ver como está o andamento das atividades e a entrega dos resultados.
  • Eficiência – um dos principais focos da metodologia SCRUM é a eficiência, e isso é continuamente observado por meio dos sprints e reuniões, que geralmente ocorrem de maneira mais rápida e eficaz, diferente da maioria das reuniões presentes nos modelos mais tradicionais.
  • Motivação – uma equipe motivada é tudo, não é mesmo? E a utilização da metodologia SCRUM pode ser altamente motivadora para um time, o que gera pessoas ainda mais colaborativas e focadas em entregar resultados.
  • Melhor qualidade no serviço/produto – o SCRUM leva em conta todas as dores e necessidades do cliente, o que é apresentado diretamente nos sprints e isso, inevitavelmente, gera um serviço de maior qualidade de acordo com os anseios de cada cliente.
  • Adaptabilidade – a metodologia SCRUM pode ser adaptada de acordo com os imprevistos que possam vir a ocorrer dentro dos projetos, além de que é possível haver mudanças na ordem de sua segmentação para que sejam priorizadas as atividades que ainda não foram realizadas.
  • Entrega de valor – os pontos priorizados no SCRUM são aqueles que vão gerar mais valor e satisfação ao cliente. Sendo assim, as atividades realizadas têm como objetivo uma constante entrega de valor ao cliente, o que aumenta a chance de sua fidelização.
  • Alta velocidade – quando a sua equipe consegue alcançar todos os pontos anteriores e oferece um serviço ou produto que gera satisfação ao cliente, sua empresa atingiu seu potencial máximo e ideal, alcançando a alta velocidade, que é o objetivo de todo empreendedor da área. 

Resumindo tudo: o SCRUM atua no gerenciamento de projetos e ajuda as empresas e equipes a melhorar sua eficiência, produtividade e entregar de produtos ou serviços.

Outro detalhe importante é que a metodologia SCRUM permite que as empresas observem melhor as oportunidades e desenvolvam soluções de forma mais rápida, gerando uma maior competitividade no mercado e atingindo melhores resultados.

Agora que você conhece a estrutura de uma metodologia ágil como o SCRUM, lembre-se que ela deve ser sempre adaptada à realidade da sua empresa, da viabilidade do projeto e da disponibilidade da equipe, e o Método da Cumbuca pode  te ajudar  a fazer isso investindo pouco, clica nesse link para conhecê-lo melhor!

Ah, além do SCRUM, que tal aprender um pouco mais sobre gestão de pessoas para alcançar melhor ainda os seus objetivos e gerar uma equipe satisfeita e colaborativa? Dá uma olhada nesse link aqui para entender mais sobre isso!

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