Clientes

Gestão humanizada: entenda a importância e como implementá-la

/
5 0
gestão humanizada
Tempo de leitura: 3 min

A gestão humanizada é um modelo gerencial que prioriza as pessoas ao elaborar os processos. Sendo assim, eles não são desenhados apenas com base na eficiência e nos desejos e necessidades dos clientes.

Ainda que os objetivos operacionais e os interesses do consumidor sejam considerados, o bem-estar e as expectativas dos colaboradores também são levados em conta. Ou seja, esse modelo administrativo busca equilíbrio entre interesses e necessidades distintas.

Esse tipo de abordagem é fundamental em um momento em que os profissionais mais qualificados são disputados e em razão do aumento de produtividade que gera.

Para entender melhor sobre o assunto, basta continuar a leitura. Vamos começar relacionando os principais motivos para dar atenção ao tema. Confira!

Quais os impactos da gestão humanizada?

Em outras épocas, especialmente nos anos mais próximos à revolução Industrial, as pessoas assumiam atividades mecânicas. O objetivo era produzir quantidades superiores para suprir a demanda por itens básicos. Afinal, a pobreza dominava a sociedade em índices inacreditáveis, se comparados ao que temos atualmente.

Agora, uma indústria que produza 20% mais itens por hora pode ficar com eles encalhados no estoque, se o consumidor não estiver disposto a pagar um valor justo por ele — mesmo que seja mais barato que o da concorrente que faz menos unidades.

Isso ocorre porque o cliente tem mais opções e está interessado em uma solução melhor para os seus problemas. Ele compra quando percebe valor na troca comercial.

Isso cria uma demanda enorme por profissionais criativos, dinâmicos e capazes de entender a realidade do cliente. Reter esses talentos é um objetivo cada vez mais importante para as organizações modernas, o que tende a se intensificar.

A gestão humanizada é determinante para atrair e reter esses profissionais que, em consequência, conseguem ser mais produtivos em termos econômicos e não apenas numéricos. Qual a diferença?

Em termos econômicos, a produtividade é medida de acordo com a riqueza produzida e não apenas com o número de itens. Por isso, esse tipo de gestão também tem impacto positivo na lucratividade. Além disso, o ambiente de trabalho se torna mais agradável e isso também tem efeito no clima organizacional.

Em termos gerais, podemos dizer que essa abordagem melhora a qualidade de vida dos colaboradores, a satisfação dos clientes e, no que se refere à empresa, a lucratividade, a produtividade e a competitividade.

Como adotar a gestão humanizada?

O primeiro passo para esse tipo de mudança sempre é dado pelas lideranças. É o líder que precisa se convencer da importância de adotá-la para, com base nessa motivação, assumir os comportamentos e práticas fundamentais para colocar a humanização em prática.

O líder humanizado trabalha atento às necessidades de todos e exercita a sabedoria de equilibrar necessidades, desejos, demandas, capacidades e recursos. Sendo assim, ele está sempre disposto a entender o ponto de vista dos vários públicos envolvidos, o que faz por meio de pesquisas de satisfação internas e externas.

Com base nessas informações, ele pode elaborar processos capazes de atender aos objetivos estratégicos do negócio e, ao mesmo tempo, às expectativas e desejos dos clientes. Então, a partir dessa elaboração, a equipe pode ser treinada e o novo modelo adotado. Obviamente, não sem que ele seja monitorado para que os pontos fracos possam ser identificados e corrigidos.

Por fim, é importante ressaltar que a gestão humanizada tem um lugar importante no momento de transformação pelo qual as empresas estão passando. A tecnologia e a digitalização estão evoluindo rapidamente e, especialmente no estágio atual, contribuem com a automatização de processos repetitivos e padronizados. Mais do que nunca, a ação humana é necessária, uma vez que o foco dos colaboradores é menos operacional.

Gostou deste texto? Então, assine nossa newsletter e receba mais materiais práticos sobre gestão!

Posts Relacionados
/

A gestão humanizada é um modelo gerencial que prioriza as pessoas ao elaborar os processos.…

/

A gestão humanizada é um modelo gerencial que prioriza as pessoas ao elaborar os processos.…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up