Gestão

Giro de estoque, como aplicar em meu negócio?

/
9 0
giro de estoque bessani softwares
Tempo de leitura: 8 min

Certamente você como um empresário que sempre está em busca do sucesso, com toda certeza já deve ter ouvido falar sobre o giro de estoque.

Porém, o giro de estoque ainda é algo que é conhecido de forma muito superficial, e pode ser que você, não entenda muito bem como ele funciona e quais serão os seus benefícios para a sua empresa.

Desde já, é importante que você saiba que o giro de estoque é muito importante para manter o funcionamento da sua empresa, pois a falta de equilíbrio entre as vendas que foram realizadas, e as compras que são realizadas, pode ser um grande problema para o controle financeiro da sua empresa.

Por isso, para manter uma boa gestão do seu estoque, é preciso realizar o giro de estoque, com os respectivos cálculos, evitando possíveis aumento de custo para a sua empresa e diversos outros prejuízos. Confira!

O que é giro de estoque e como funciona?

Como já citamos, o giro de estoque é algo essencial para manter o funcionamento e facilitar todo o planejamento financeiro da sua empresa. Mas, afinal, o que é esse giro de estoque?

Pois bem, o giro de estoque é uma ferramenta que irá avaliar toda a saúde financeira do estoque da sua empresa, bem como avaliando se os números de vendas estão menores do que os números de compras, o que geram uma lotação de produtos, que acabam ficando sem saída devido ao mau controle do estoque.

O giro de estoque é estabelecido a partir de um cálculo que envolvem algumas variáveis, que lhe ajudarão a chegar a um resultado que ajudará a elaborar a gestão e a previsão do estoque da sua empresa.

Assim, com o giro de estoque do seu empreendimento, você conseguirá ter uma base de possíveis produtos que sejam ameaças a sua empresa e ver se realmente aqueles produtos estão lhe trazendo um lucro satisfatório ou não.

Como fazer o cálculo de giro de estoque do seu empreendimento?

Você pode estar pensando agora se o cálculo para elaborar o giro de estoque da sua empresa será muito complicado.

Dizemos a você que pode ficar totalmente tranquilo, que o cálculo de giro de estoque possui algumas quantidades de produtos que precisam ser levadas de forma exata para a conta, mas lhe ensinaremos a fazer da maneira mais fácil e pratica possível.

O giro de estoque é calculado pela seguinte forma:

Giro de estoque = Total de vendas/ Volume médio de estoque armazenado

Em que para você estar encontrando as variáveis para o cálculo, você precisará seguir os seguintes passos:

  1. Você precisa achar o valor médio de estoque que está armazenado. Para você está achando esse valor, você pode usar a seguinte fórmula: Estoque inicial + Estoque final/ 2
  2. Usar o total de vendas naquele período de tempo desejado, dividindo pelo o volume médio do estoque.

Ainda muito confuso? Citaremos um pequeno exemplo para que você possa entender melhor sobre esse cálculo. Acompanhe:

Você é dono de uma empresa que produz arroz, por exemplo, e assim você deseja calcular qual será o giro de estoque da sua empresa. Você fez o seu planejamento financeiro, e chegou ao resultado de que você vende 2000 sacas de arroz por ano, e também viu que o seu estoque médio circula entre 200 sacas.

Para calcular o giro de estoque da sua empresa de arroz, você fará o seguinte: Giro de estoque = 2000/200, resultando em 10 giros por ano.

Lembrando que você também pode fazer esse cálculo com valores em reais, onde basta substituir as quantidades, por valor de estoque e vendas.

Dicas para melhorar o giro de estoque da sua empresa

Com todas essas informações que citamos para você anteriormente, pode ser visto a tamanha importância de sempre estar melhorando o giro de estoque da sua empresa, para chegar ainda mais próximo ao seu sucesso.

Por isso, será citado a seguir algumas dicas que você pode estar utilizando para melhor o giro de estoque da sua empresa:

1- Tenha em mente o seu real estoque atual

Você consegue ter em mente como anda a saída e as entradas do seu produto? Para melhorar o seu giro de estoque é extremamente necessário que você tenha a possibilidade de análise dessas informações do seu estoque.

Por isso, faça a análise de cada item que tem no seu estoque, onde existem sistemas que podem lhe ajudar a fazer isso hoje em dia, para definir assim toda a rotatividade dos seus produtos.

Logo, você conseguirá identificar possíveis gastos excessivos e ter a possibilidade de tomar possíveis ações para aumentar a lucratividade da sua empresa, evitando que você perca grande parte do investimento que você fez.

2- Mantenha um bom nível de conservação do seu estoque

Você já parou pra pensar que manter uma boa qualidade de armazenamento e conservação dos seus produtos, pode ser primordial para evitar reclamações e aumentar a satisfação dos clientes?

Sendo assim, não mantendo um bom armazenamento do estoque, será mais propicio a maiores gastos, gerado pela perda de qualidade do material.

Logo, fazendo a devida conservação do produto, você consegue ainda mais analisar e melhorar o giro de estoque da sua empresa, e como consequência, aumentar também, a sua lucratividade.

3- Fazer as famosas “queimas de estoque”

Talvez você já deve ter se perguntado qual a função das famosas “queimas de estoque” que algumas empresas fazem em determinadas épocas do ano.

Essa liquidação dos produtos é justamente feita para manter o giro de estoque da sua empresa funcionando corretamente, pois com ele você consegue desafogar aquele seu estoque que se encontra parado e sem saída.

Assim, você ofertando os produtos que estão encalhados no seu estoque, você consegue preservar o seu giro de estoque e garantir o seu funcionamento adequado, mesmo que você acabe diminuindo a sua margem de lucro com essas ofertas.

É importante deixar claro, que nem sempre você pode estar fazendo essas ofertas, pois elas devem ser aderidas somente quando o seu estoque já está com um numero excessivos de produtos que não estão tendo saída.

4- Revise a sua equipe de vendas

Você já deve estar cansado de saber que o funcionário muitas vezes é quem realmente faz o negócio funcionar, pois são eles que apresentam o seu produto.

Por isso, investir em um estudo maior em cima daquele produto que é oferecido por aquele vendedor, é extremamente necessário.

Os clientes muitas vezes têm dúvidas sobre aqueles produtos que os vendedores estão ofertando para eles, e você tendo vendedores capacitados, que estejam prontos para apresentar minuciosamente aquele produto, pode ser primordial para o seu giro de estoque.

Por isso, você como um empresário que está em busca de manter um bom giro de estoque na sua empresa, é essencial manter toda a qualidade dos seus vendedores, investindo em sua qualificação e estudo sobre aquele produto em que ele está ofertando.

5- Trabalhe ainda mais na venda do seu produto

Como você pode ver nos tópicos anteriores, toda a base do giro de estoque está totalmente relacionada com o valor que você faz de investimento, com a saída que aquele produto está tendo atualmente.

Por isso, a essência para a manter um bom giro de estoque é principalmente a saída do seu produto, ou seja, a venda do mesmo.

Sendo assim, invista em cima das vendas dos seus produtos, onde você pode estar utilizando até mesmo algumas estratégias de marketing, aumentando o alcance do seu produto e assim elevando ainda mais a sua saída de mercado.

Também se faz necessário, fazer toda uma análise, comparando os seus preços com os dos seus concorrentes.

Você não conseguirá ter muita saída do seu produto, pois quando os preços são muitos diferentes, e estão muito distantes, os clientes tendem a desconfiar do seu produto e acaba que você não irá conseguir vende-lo em grande escala.

Então procure estabelecer um parâmetro de preço, que esteja na média do que está sendo ofertado no mercado naquele momento.

6- Faça o cadastramento e a gestão de todos os produtos

Diante de um cenário de tantas tecnologias, hoje muitos programas lhe ajudarão na hora de estar fazendo o giro de estoque da sua empresa, pois com eles você consegue estar cadastrando e administrando todos os produtos de um por um, que entra e sai no seu estoque.

Assim, com uma boa gestão sobre os seus produtos, ficará ainda mais fácil estar evitando possíveis prejuízos.

Por isso, use de sistemas que façam o cadastramento dos produtos que estão no seu estoque, e assim faça toda a gestão dos produtos presentes no seu estoque, facilitando ainda mais o giro de estoque.

Considerações finais

Você como uma pessoa que está em busca de obter o sucesso do seu negócio, deve investir o máximo possível em cima daquele seu negócio. Por isso, ter em mente possíveis erros, como talvez no seu giro de estoque, irá fazer com que a sua empresa possa retomar no mercado e realmente crescer dessa vez.

Use o cálculo e as dicas acima, e controle o seu giro de estoque, para evitar que seu estoque fique parado e que você tenha maiores problemas.

E aí? O que achou do artigo? Aproveite curta e compartilhe a sua opinião conosco!

Dúvida críticas ou elogios, deixem nos comentários!

Assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos e não deixe de acompanhar nossas redes sociais – Facebook e LinkedIn.

Posts Relacionados
/

Certamente você como um empresário que sempre está em busca do sucesso, com toda certeza…

/

Certamente você como um empresário que sempre está em busca do sucesso, com toda certeza…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up