Tempo de leitura: 6 min

Quando o assunto é cobrança, toda e qualquer empresa sabe bem que deve trata-lo com a máxima empatia, cautela e estratégia para que a situação seja resolvida da melhor forma possível.

Desde parcelamentos, formas de pagamento, a cobrança, propriamente dita, até a maneira como é realizada a abordagem, tudo isto precisa estar nesta estratégia, ou você pode ter prejuízos com inadimplências, inclusive, perder o cliente, o que também não é um bom negócio.

O controle de contas a receber, datas de vencimentos e toda a organização das suas cobranças também é fundamental para que estas sejam efetivadas com a maior tranquilidade possível.

Neste post você vai ficar sabendo sobre tudo que está relacionado à cobrança e as formas para torna-la mais produtiva e efetiva em sua empresa, bem como poder aperfeiçoar as suas atuais técnicas. Acompanhe!

Porque Acontece a Inadimplência?

Diversos fatores são influenciáveis para acarretar uma inadimplência. Da parte do seu cliente, você não tem muita atuação, pois depende dele o pagamento da dívida na data.

Mas de sua parte, como empresa, há muito o que fazer, como por exemplo facilitar parcelamentos, renegociações, ter um controle das datas de vencimento para que os envios não atrasem, negociar possíveis inadimplências em tempo hábil, entre outras ações.

O cliente atrasa principalmente porque:

  • Ficou desempregado (agrave na situação financeira do mesmo);
  • Descontrole financeiro;
  • Atrasos de pagamentos de salários;
  • Empréstimos em nome de terceiros, etc.

Como Evitar a Inadimplência?

Como já visto acima, uma boa parcela de culpa da inadimplência cai inevitavelmente sobre o devedor. No entanto, o credor também pode e deve ajudar, já na hora do processo de análise de crédito, por exemplo.

Aliás, quanto mais precisa (maior quantidade de informações possível) for esta análise, menor será o risco de inadimplência. Não entenda quantidade de informações necessárias com excesso de burocracia, o que emperraria o processo e ninguém quer isto.

Para saber mais sobre como evitar a inadimplência, clique AQUI

Como Realizar Cobranças Eficazes?

Como realizar cobrança eficiente utilizando um software ERP

Podemos concluir, por conceito, que ninguém gosta muito de cobrar e muito menos de ser cobrado. Todavia, infelizmente, as cobranças são necessárias. Para o seu negócio, existem basicamente duas preocupações fundamentais: receber o pagamento da dívida e não perder o cliente.

Só que depois que a dívida virou uma realidade, não tem muito o que fazer: é realizar a cobrança com eficiência. Para fazer isto, você precisa ter os canais certos de comunicação e a forma certa para efetivar a cobrança.

Os Canais mais Apropriados

É possível considerar que existam muitos canais de comunicação para com o seu cliente. Neste momento, estamos falando apenas daquele primeiro contato no qual você o estará avisando do atraso, lembrando-o de que a fatura já venceu.

Muitas vezes a inadimplência é pura e simplesmente por esquecimento. Confira então quais os 3 principais canais de cobrança:

  1. O Telefone:

Um dos canais mais antigos e, de certa forma, ainda hoje é muito utilizado. Ele dá uma característica pessoal e de exclusividade. Dependendo do volume de cobrança, pode não ser o mais apropriado. Aqui vale uma avaliação prévia.

  • O E-mail:

O e-mail já é um canal mais “moderninho”, por assim dizer. Ele também resguarda uma certa característica pessoal e de exclusividade, mas é mais impessoal que o telefone, pois não há o retorno do outro lado.

  • Mensagens:

Por SMS ou WhatsApp, as mensagens de cobrança também podem ser uma boa opção. Geralmente elas são bem vindas como uma espécie de lembrete, pois uma cobrança maior ou que já esteja há um certo tempo na inadimplência, requer outros canais de comunicação.

A importância do controle de contas a receber

Porque é tão importante ter o controle de contas a receber? O ponto principal é saber que este controle é fundamental para a manutenção da saúde financeira de sua empresa.

É através dele que sua empresa vai determinar, por exemplo, os melhores dias para realizar pagamentos, vai poder identificar e controlar as inadimplências e até criar promoções e condições especiais para os clientes que pagam em dia, além de outros tantos fatores.

O site administradores.com possui um artigo também que fala mais sobre esta importância. Dá uma conferida.

Como fazer este Controle de Contas a Receber?

Apesar de, em um primeiro momento, esta tarefa parecer um tanto complexa, ela é, na verdade, mais simples do que se imagina. O controle das contas a receber pode ser feito inclusive por uma planilha simples de Excel ou mesmo manualmente.

O mais importante é ter este controle sempre “na ponta do lápis” e de fácil visualização. O “manualmente” e a planilha resolvem, mas se você quer evitar erros e falhas nos registros, o melhor mesmo é contar com o auxílio da tecnologia.

Existem no mercado muitas ferramentas e softwares de gestão empresarial que possibilitam ter um controle total das contas a receber, desde datas de vencimento, cobrança, dias em atraso ao valor da duplicata, vendedor, etc.

Inclusive há a possibilidade de se ter a emissão de boletos integrada no sistema. Para saber mais, clique AQUI.

Softwares de Gestão Empresarial – Cobranças

Além de facilitar todo o controle das contas da sua empresa, esses sistemas permitem o cálculo dos possíveis impactos de uma inadimplência, por exemplo, sobre as finanças do seu negócio.

Além disso, fornecem outras tantas funcionalidades que visam automatizar e otimizar processos em sua empresa, gerenciamento de contratos, cobranças, emissão de relatórios de desempenho financeiro, e muitos outros benefícios.

Para uma visão gerencial e para a boa saúde financeira do seu negócio, este tipo de sistema passa a ser de suma importância. Como já dito, existem muitos no mercado, mas você precisa ficar atento à melhor relação custo benefício.

Os softwares de gestão empresarial da Bessani.com, por exemplo, que é muito utilizado pela maioria das empresas, atua diretamente em todas as rotinas diárias, colaborando eficazmente para a otimização do controle geral da sua companhia.

De qualquer forma, nos dias de hoje, é quase que impensável não ter um software de gestão empresarial para o seu negócio, principalmente no que diz respeito ao gerenciamento do mesmo.

Soluções ERPPowered by Rock Convert

Deixe aqui seu comentário