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Mantenha um relacionamento com clientes internos e externos.

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relacionamento com cliente
Tempo de leitura: 6 min

Atender bem o cliente é requisito básico entre as empresas de sucesso, pois isso gera benefícios como engajamento e fidelização. Assim, é necessário pensar em formas de satisfazer os envolvidos com a sua companhia, criando políticas para o bom relacionamento com cliente externo e interno.

Isso certamente não é tarefa fácil, mas entendendo quais são as melhores práticas e compreendendo como elas podem impactar os diferentes processos, sua organização tem tudo para se posicionar de maneira diferenciada no mercado e conquistar melhores resultados.

Ficou interessado no assunto? Então não perca tempo e aprenda a lidar com seu cliente de maneira única!

As diferenças entre cliente interno e externo

Antes de tudo, é importante diferenciar o cliente interno do externo. Por cliente interno entendemos o funcionário da companhia, o membro da empresa se relaciona com seus companheiros no dia a dia de trabalho.

Trata-se de um cliente que não necessariamente compra os produtos que a empresa coloca no mercado, mas ele é parte de uma organização que cria as soluções, por isso tudo o que envolve a sua rotina de trabalho, considerando o relacionamento com os colegas e superiores, tem impacto nos processos externos.

Já o cliente externo, por sua vez, é o consumidor propriamente dito, aquele que adquire os produtos ou serviços da empresa sem que tenha outros vínculos com ela. Ele é, de fato, o principal agente na relação externa da empresa, mas, como visto, não é o único.

A importância do bom relacionamento com cliente externo e interno

Agora que você sabe diferenciar o cliente externo do interno, pense se a sua empresa tem uma política clara para fazer o relacionamento com cada um deles. Caso a resposta tenha sido negativa, não se preocupe. Nos dois casos é fundamental que a relação seja desenvolvida de forma ativa e planejada, para que os resultados conquistados sejam os melhores possíveis. Vamos ajudar você com isso!

Quando você desenvolve práticas que geram conforto e segurança para o consumidor se relacionar com a sua empresa, você simplifica esse relacionamento, ou seja, o cliente interno consegue ser mais produtivo por não conviver com problemas de relacionamento e desmotivação, por exemplo, e o cliente externo passa a ter menos resistência em relação ao seu negócio.

Vale destacar que essas práticas visam estabelecer métodos e procedimentos padronizados e que desenvolvam relações positivas. É nelas que vamos nos concentrar nos próximos tópicos.

As boas práticas de relacionamento com o cliente

Independentemente de o seu cliente ser interno ou externo, é preciso ter critérios para lidar com ele. Sendo assim, confira algumas dicas que podem ajudar você a fazer do bom relacionamento um diferencial do seu negócio.

1. Assuma e resolva problemas

É importante que a sua empresa assuma e resolva os problemas dos consumidores. Isso significa identificar quais são as pendências, as causas das situações de conflito e como elas podem ser resolvidas de forma satisfatória para ambas as partes. Acima de tudo, é preciso apresentar uma postura proativa em relação a isso, evitando ser aquele tipo de companhia que se esquiva dos problemas em vez de resolvê-los.

2. Entenda o que as pessoas estão dizendo sobre a sua marca

Também é importante prestar atenção no que está sendo dito sobre sua empresa, tanto offline quanto online, para compreender os pontos de satisfação e também aqueles que exigem melhorias. Nesse sentido, é preciso ficar atento às redes sociais, por exemplo. Acredite: com uma boa atuação nesses canais você pode monitorar cada menção e investir em soluções para melhorar a imagem da sua empresa.

3. Esteja sempre presente

Para manter um bom relacionamento com o cliente, não basta acompanhar suas necessidades apenas até o momento da venda. É necessário, no caso dos públicos externos, se manter relevante para o consumidor por meio de conteúdos, comunicações e promoções, para que ele se mantenha interessado em seus produtos ou serviços.

4. Pratique a empatia

Colocar-se no lugar do outro é muito importante no relacionamento humano. Na realidade empresarial, você consegue melhorar o relacionamento com o cliente simplesmente oferecendo um atendimento alinhado às necessidades dele. Essa busca é a melhor maneira de criar a tão desejada sintonia com o cliente, algo que costuma gerar satisfação e identificação com o negócio.

5. Entenda o comportamento do seu consumidor

Essa dica se aproxima muito da anterior, pois ela depende da empatia para dar certo. Quando falamos em comportamento do consumidor, estamos nos referindo ao consumidor externo, pois é ele que precisa ter seus desejos e necessidades identificadas para que a solução da sua empresa se destaque no mercado.

Existem instrumentos para viabilizar esse entendimento. As pesquisas de satisfação, por exemplo, são excelentes para dar parâmetros de análise. Assim, você tem como criar estratégias para otimizar seu produto, o preço, o atendimento, entre outros fatores fundamentais para o sucesso do negócio.

6. Ofereça benefícios

Para o cliente interno, uma busca interessante é pela retenção de talentos. Isso pode ser construído quando você investe em ações para gerar maior satisfação da equipe. Alguns exemplos são as parcerias com academias, o oferecimento de espaços destinados a entretenimento, como salas de jogos, convênios médicos e odontológicos, entre outros.

Esse tipo de solução, assim como treinamentos e até a participação nos lucros da empresa, são recursos interessantes para motivar o funcionário no seu ambiente de trabalho e evitar que ele se interesse por outras oportunidades melhores.

As vantagens de adotar uma estratégia de relacionamento

Como é possível perceber, adotar políticas eficientes de relacionamento com cliente, tanto interno quanto externo, impacta diretamente nos resultados da empresa. Além de melhorar as relações entre os públicos e seu negócio, esse processo também auxilia na identificação de gargalos, na fidelização do cliente externo e na melhoria do ambiente de trabalho.

Também vale destacar que esse é um processo contínuo, que deve ser desenvolvido de forma articulada e seguindo o planejamento comunicacional da empresa, para que sejam atingidos os objetivos esperados.

Nesse sentido, vale a pena enxergar a tecnologia e tudo aquilo que ela oferece para simplificar a adoção dessa estratégia. Alguns recursos podem dar à companhia um trato mais sofisticado com relação a tudo o que envolve a informação, trazendo benefícios como maiores índices de satisfação, menor tempo de atendimento e diminuição da margem de erro.

Entendeu agora como é possível aperfeiçoar o seu relacionamento com cliente externo e interno? Conhece outra prática? Então não perca tempo e compartilhe conosco deixando o seu comentário!

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