Gestão

Método da cumbuca: Como treinar sua equipe com baixo investimento

/
14 0
Tempo de leitura: 6 min

Realizar treinamentos corporativos e capacitar os colaboradores é um desafio para pequenas e grandes empresas. Embora muitas delas ainda encarem essa capacitação como uma despesa e não um investimento, até mesmo essas empresas podem se beneficiar de métodos inteligentes e inovadores, como é o caso do método da cumbuca.

Desenvolvido para incentivar a leitura dentro das empresas e fortalecer o estudo das equipes, o método da cumbuca é ágil, barato e eficiente. Isso porque ele facilita o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de uma cultura educativa no ambiente empresarial.

Explicaremos agora o que é o método da cumbuca, para que ele serve e como pode auxiliar sua empresa a se desenvolver, além de também darmos o passo a passo para aplicá-lo em seu negócio. Confira agora!

O que é o método Cumbuca e para que serve

Desenvolvido pelo professor Vicente Falconi, o chamado método da cumbuca consiste em uma estratégia simples, mas eficiente, que permite incentivar a cultura, a leitura e o trabalho em grupo, contribuindo também para o treinamento profissional e a capacitação dos colaboradores.

Por meio do uso de uma cumbuca, um livro e papéis com nomes, cria-se um compromisso de aprendizado e compartilhamento de conhecimentos. Tudo isso a fim de incentivar os colaboradores a interagir de forma agradável, em um ambiente neutro e que facilite a interação entre os profissionais.

Sobre Vicente Falconi

Falconi nasceu em 1940, na cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro. Em 1963, formou-se em Engenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na qual lecionou e se tornou professor emérito. Em 1972, tornou-se PhD pela Colorado School of Mines.

Com seis livros publicados, atuou como consultor pela Consultoria Falconi, empresa fundada por ele a mais de 30 anos. Foi ao desenvolver seu trabalho como consultor que ficou conhecido pelo método da cumbuca, descrito em um de seus livros, que inspira gestores e outros consultores desde então.

Atualmente, sua empresa atua com cerca de 600 consultores, que já realizaram mais de 6000 trabalhos no Brasil e no mundo. Ela também mantém escritórios no México e EUA.

Passo a passo para aplicar o método Cumbuca

Para aplicar o método da cumbuca, é necessário atentar para alguns passos simples, mas que exigem comprometimento dos colaboradores envolvidos. Além disso, será necessário que a sala onde será realizado o encontro semanal conte com uma cumbuca para o sorteio dos nomes e meios para projetar as figuras e quadros do método. Explicaremos a seguir o passo a passo para aplicá-lo em sua empresa. Confira!

Forme um grupo

O primeiro passo é definir grupos de 4 a 6 pessoas, que se reunirão para discutir o livro lido e compartilhar os conhecimentos adquiridos por meio da leitura.

Realize um encontro semanal

É importante que seja definido um encontro semanal, de 2 horas, sempre no mesmo dia da semana e no mesmo horário. Por exemplo, todas as quartas-feiras, às 16 horas.

Sorteie um dos nomes na cumbuca

Os nomes dos participantes devem ser colocados em papéis que serão sorteados da cumbuca. Um dos membros é sorteado e deve falar a respeito do capítulo que leu. Caso a pessoa sorteada não esteja presente ou não tenha lido o capítulo indicado, a reunião deve ser desfeita, já que a ideia é desenvolver o comprometimento de todos.

Apresente do capítulo lido

A pessoa sorteada fala a respeito do capítulo lido e apresenta quais foram seus principais aprendizados, respondendo perguntas dos outros participantes e intermediando as discussões. Após a apresentação, o nome retorna à cumbuca, podendo ser sorteado na próxima semana novamente.

Vantagens do método Cumbuca

Agora que você conhece o método, vamos mostrar algumas das vantagens de sua adoção. Isso vai nos permitir refletir sobre como trabalhar melhor com a ferramenta e tirar o máximo proveito dela.

Geração de comprometimento

Um dos fatores de maior influência na melhora dos indicadores de desempenho de colaboradores é o nível de comprometimento que eles assumem. Quando eles se engajam, os resultados aparecem de modo mais significativo e sólido.

Ao estabelecer que a apresentação prevista na reunião só ocorrerá se o colaborador sorteado estiver pronto, o método ajuda a criar uma maior consciência de compromisso, que se torna parte da cultura da equipe à medida que os encontros vão sendo repetidos.

Espírito de equipe

O mesmo fator que gera o comprometimento influencia o espírito de equipe. Afinal, caso o colaborador sorteado não esteja pronto, todos os participantes vão ficar sem a atividade naquela semana.

Isso ocorre o tempo todo na empresa em várias situações, ou seja, uns dependem das tarefas realizadas pelos outros e, quando elas não são entregues no prazo, o prejuízo é geral.

Inovação

A inovação não deve ser confundida com invenção, ou seja, para que uma ideia seja considerada inovadora, ela precisa ser aceita no mercado. Ainda assim, a criatividade é determinante para que as ideias surjam e se desenvolvam, até que possam ser implementadas no mercado.

O formato das reuniões do método da cumbuca favorece a criação de novas ideias e, principalmente, promove debates proveitosos entres os participantes. Eles são fundamentais para refletir sobre a viabilidade de iniciativas transformadoras, o que favorece o sucesso de sua adesão pelo consumidor.

Crescimento pessoal e profissional

Esse é o centro da metodologia desenvolvida por Falconi. Como todos estudam e se preparam para falar sobre os temas abordados, é inevitável que os colaboradores aprendam e se desenvolvam com o conhecimento que absorvem no processo.

Vários temas podem ser abordados e ajudar com esse crescimento, mas ele também é significativo em razão do próprio formato utilizado. Isso porque existe um aprendizado inerente ao exercício de apresentar e convencer as pessoas sobre um assunto, seja ele qual for. Além, é claro, dos feedbacks trocados.

Integração entre os participantes

Na rotina de trabalho, as pessoas se relacionam, ajudam umas às outras e se aproximam naturalmente, mas em atividades, como as reuniões previstas no método da cumbuca, cria-se uma atmosfera especial, que favorece a integração e a cooperação.

Como é possível perceber, o método da cumbuca é uma maneira barata, inteligente e eficiente para compartilhar conhecimento e desenvolver capacidades com baixo investimento e com um ótimo retorno para os colaboradores. Além de permitir o compartilhamento do saber, essa também é uma maneira de fazer com que os colaboradores interajam mais e desenvolvam maior espírito de equipe.

O que você achou de conhecer mais sobre o método da cumbuca e como é possível aplicá-lo em sua empresa para treinar a equipe? Se gostou, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e divida o conhecimento!

Soluções ERPPowered by Rock Convert
Posts Relacionados
/

Realizar treinamentos corporativos e capacitar os colaboradores é um desafio para pequenas e grandes empresas.…

/

Realizar treinamentos corporativos e capacitar os colaboradores é um desafio para pequenas e grandes empresas.…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up