Gestão

Kanban, você sabe o que é este método?

/
3 0
kanban
Tempo de leitura: 8 min
Sua empresa utilizando o método kanban, nem falta, nem sobra, e sim entrega mais rendimento!

Você que é empresário, já conhece o método kanban de controle de produção? Se ainda não, abaixo tem uma breve explicação de como este método tão simples organizou a produção de empresas.

O mais importante aqui é como este método funciona hoje em dia depois da migração do mundo manual para o mundo digital.

Saiba agora tudo sobre o método Kanban digital e como ele é fundamental para empresas de todos os ramos.

A origem do método Kanban

O Kanban, ou método de gestão visual, é um método que nasceu dentro do Sistema Toyota de Produção, depois da necessidade de controle do estoque.

Na época a economia estava em alta, então quanto mais produziam, mais vendiam. Por outro lado, após a crise de 1929 o modelo de produção rápida não mais estava ligado a alta velocidade.

Posteriormente, foi necessário equilibrar a quantidade de produção para não haver acumulo dos estoques, percas, paralisações e conseqüentemente falências. O modo de produção haveria de mudar até a crise passar e estabilizar a economia novamente.

O método Kanban salvou a forma de trabalhar na época, e de tão eficaz se estende sem dúvida aos dias atuais.

O sistema permite que empresas de diferentes nichos organizem sua linha de produção, equilibrando a demanda que entra, a demanda que está sendo feita e a demanda que já está pronta.

Como funciona o sistema manual Kanban?

Muito utilizado por empresas de produção em série (não somente deste gênero), o sistema Kanban, no modelo físico, funciona através de cartões coloridos que sinalizam no painel visível aos funcionários do setor, quando o estoque está sobrando, se a produção está equilibrada na medida certa, e qual a quantidade de estoque no exato momento.

Esses cartões são colocados e retirados manualmente no painel, de acordo com giro de estoque que acontece, veja um exemplo pratico abaixo;

kanban
Método Kanban – Bessani Softwares

O Kanban é como se fosse uma tabela móvel para ilustrar o fluxo de produção, exemplo: O estoque máximo de uma X empresa é de 10 produtos (sinalização cartão verde), quando este produto está sendo vendido o estoque vai diminuindo, então imagine que a cada venda um cartão é retirado.

Quando chega numa media de 6 produtos no estoque (um a mais que a metade do estoque máximo) a cor na seqüência dos cartões muda, e agora aparece um cartão da transição (cartão amarelo), avisando que a media de produção está equilibrada, ou seja está tudo indo bem.

Por fim, quando o estoque cai para apenas quatro produtos isso sinaliza que em pouco tempo faltará mercadoria, e então a seqüência de cartões muda a cor novamente (cartão vermelho), alertando que é hora de acelerar a produção imediatamente para que não falte mercadoria no estoque.

E-Kanban – O sistema que agora é digital

Com o mundo do software, este simples modelo Kanban ganhou asas para infinitas possibilidades no controle de estoque e rendimento total das empresas através dos programas digitais.

O foco é rendimento, evitar desperdício de produto e tempo humano e ter o controle do estoque. Toda essa organização da espaço para a empresa ter uma visão maior sobre os próximos passos, é uma chance de expansão, um ótimo sistema software de Kanban é como um poderoso óleo numa maquina de engrenagem.

É importante frisar que o ponto de partida não está focado na quantidade de produção, mas sim na demanda necessária real.

A produção de uma empresa oscila, isso depende do ramo do negócio, da época do ano, ou seja, a velocidade em produzir deve se adaptar as exigências do momento.

Para a expansão de uma empresa é cada vez mais necessário que a própria aprenda a trabalhar com o tempo a favor, e aproveitar o tempo significa na maioria das vezes, organizar o trabalho.

O sistema software Kanban faz esse trabalho de controle detalhado de produção, é fundamental ter um relatório constante sobre quando, quanto e qual setor deve produzir mais em dado momento.

Se o assunto é previsão de estoque, vale a pena se aprofundar, é fato que o estoque também é patrimônio vivo, então deve ser aproveitado 100% para vendas, sem desperdício.

Os métodos de previsão de estoque são muitos, a começar pelo critério quantitativo, pesquisa de vendas, pesquisa de clientes e simulações.

Já dentro do critério quantitativo temos; medias moveis, suavização exponencial, regressão e projeção. Para se aprofundar mais nesses temas de métodos de previsão de estoque clique aqui.

A tecnologia é casada com a comunicação interna

Nos dias atuais a comunicação interna de uma empresa já não vive mais sem a tecnologia. A tecnologia de sistemas softwares e aplicativos é o presente futuro de toda empresa.

Isso vale também para a comunicação externa com certeza, mas como ter uma excelente comunicação externa sem ter organizado a interna? Uma naturalmente nasce da outra.

A equipe precisa estar preparada para atender as demandas internas e externas, e quanto mais otimizada for a comunicação pelos sistemas melhor será o entendimento e rendimento individual

Portanto, tudo está ligado, tecnologia, comunicação, método Kanban. A empresa precisa adotar a visão do todo, tratar os setores e a forma como se trata cada setor partindo de uma visão holística. E a comunicação que já é casada com a tecnologia é a base dessa visão holística.

A ótima comunicação interna e o estoque

Se fossemos investigar o que está por trás dos problemas de uma empresa em qualquer situação, provavelmente chegaríamos a um tema: A comunicação.

A comunicação interna da empresa é o que vai alavancar melhor produção, melhores resultados, mais vendas e conseqüentemente mais lucro e expansão da mesma.

O método Kanban digital está intimamente relacionado à comunicação interna da empresa. Ele facilita todo o processo, sendo básico e de fácil compressão, esse sistema de cores e signos auxilia durante toda a produção na comunicação interna.

Portanto investir em sistemas softwares de previsão de estoque é simplesmente salvar o fluxo de todo o funcionamento do setor.

Como utilizar o método Kanban em meus projetos?

O software se adapta as necessidades de cada ramo, cada empresa, levantando os principais pontos e setores que necessitam de uma previsão e controle na entrada, estadia de produção e saída de determinados produtos e serviços.

Todo o estoque de matéria prima, peças, ou seja, tudo o que é usado para o produto final, também pode ser contabilizado e visualizado durante o fluxo em que é consumido.

Imagine que a falta de uma peça, por mais simples que ela seja, pode atrapalhar toda linha de produção. Até reabastecer o que falta, isso atrasa todo o processo.

Consequentemente, com o método Kanban aplicado a todo o material necessário, falhas básica como essa são evitadas e a produção não para por motivos simples.

Inúmeras são vantagens em adquirir um sistema software Kanban, por exemplo:

  • Sobre quando e o quanto produzir;
  • Sobre o relatório de quantidade de entrada de matéria e saída de estoque
  • Organização na quantidade certa de compra de materiais
  • Rendimento, lucro e expansão da empresa
  • Maior aproveitamento do tempo
  • Maior visibilidade de ação estratégica para investimento
  • Nada de dinheiro parado nem desperdício
  • Melhor comunicação interna
  • Produção com menos falhas por conta de falta de materiais
  • Estratégias de venda com base na previsão de estoque controlada
  • Aumentar e diminuir a produção com controle de acordo com a necessidade do momento.

Plataformas de negócios digitais também podem utilizar o método Kanban digital

Lojas online que armazenam estoque físico, ou até mesmo sites que fazem a administração de prestação de serviços de profissionais de uma determinada área ou mais. Também utilizam o método Kanban.

Quando o foco é equilíbrio entredemanda, produção e resultado, o método Kanban digital pode ser aplicado, independente da plataforma, se é física ou não, se é produto ou serviço.

O fluxo de negociação no mundo das plataformas 100% online pode ser bem diferente da realidade de uma empresa 100% física com negociações direta com compradores em sua maioria fixos.

Cada negócio tem um contexto, mas todos os negócios precisam do controle de entrada, saída e controle da velocidade de produção, ainda mais em tempos em que a economia é tão oscilante.  

Sem dúvida a tecnologia vem para auxiliar e deixar prático todo esse processo de organização das empresas.

E as empresas que entendem a visão holística e investem em tecnologia está a frente do mercado, crescendo e expandindo em todos os aspectos do mundo moderno.

Continue se informando com dicas valiosas para o seu negócio. Acesse e siga nossas páginas no Facebook e no LinkedIn.

Posts Relacionados
/

Sua empresa utilizando o método kanban, nem falta, nem sobra, e sim entrega mais rendimento!…

/

Sua empresa utilizando o método kanban, nem falta, nem sobra, e sim entrega mais rendimento!…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up