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Não perca 7 dicas infalíveis sobre como engajar a equipe

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como engajar a equipe
Tempo de leitura: 3 min

Saber como engajar a equipe é, essencialmente, um exercício de liderança e, por isso, não existe um padrão único e infalível. Melhor do que usar uma receita pronta é encontrar o seu próprio estilo de liderar e engajar os seus colaboradores.

Ainda assim, existem alguns pontos específicos que todo bom líder deve trabalhar para obter resultados positivos. Afinal, uma equipe engajada é imprescindível para qualquer negócio que pretenda o sucesso, pois as pessoas são muito mais importantes do que equipamentos e recurso.

Sem uma equipe engajada e unida em torno dos mesmos objetivos estratégicos, nenhuma empresa consegue direcionar seus esforços para o seu crescimento. Pensando nisso, confira nossas sete dicas para engajar a equipe e colocar seu negócio no rumo que você deseja!

1. Comece pela contratação

É provável que você já tenha lido que as pessoas são contratadas pelas suas competências, mas demitidas pelo seu comportamento. A liderança e o engajamento são questões que dependem do comportamento de todos os envolvidos.

Por isso, não adianta tentar fazer milagre. Se uma empresa contrata alguém que não tem nenhuma afinidade com o trabalho, é muito mais difícil conseguir que ele se motive e se envolva. Afinal, conforme o tempo passa, quem não tem um perfil que se encaixa assume comportamentos que dificultam seu comprometimento e engajamento.

2. Trabalhe a cultura do engajamento

As pessoas precisam sentir que o engajamento é importante e valorizado. Por isso, criar essa cultura significa desenvolver atividades que favoreçam o envolvimento de todos. Um obstáculo para isso pode ser, por exemplo, uma administração muito centralizada, na qual os colaboradores não tenham espaço. Quanto mais eles participarem e se envolverem nas ideias e práticas adotadas pela empresa, mais fácil será engajá-los.

3. Conheça sua equipe

Não é possível esperar que as pessoas se engajem, se elas estiverem descontentes. Por isso, é preciso conhecer as maiores necessidades e desejos dos colaboradores, da mesma forma que fazemos com os clientes. Com base nesse conhecimento, é fácil desenvolver políticas que melhorem a relação com a equipe e deixem o time mais contente e realizado.

4. Valorize as pessoas

Obviamente, existem limites com relação ao que você pode fazer pelos colaboradores. Afinal, se for realizar todos os desejos deles, provavelmente faltará recursos financeiros ao final do mês. Porém, ao premiar os melhores funcionários e reconhecer os melhores desempenhos na execução de processos e realizações, a empresa valoriza a equipe com base em uma troca justa e vantajosa.

5. Invista no clima organizacional e no espírito de equipe

Um bom ambiente de trabalho também é fundamental para construir o engajamento. Por isso, desenvolva atividades e dedique-se a proporcionar um bom clima com base na criação de sinergia — as pessoas precisam se sentir unidas em torno de um objetivo comum, como um time quando disputa um campeonato.

6. Defina metas e objetivos estratégicos

Para conseguir criar essa sinergia em torno de um mesmo objetivo, é preciso defini-lo. Os colaboradores precisam ter plena consciência do que a empresa deseja, onde quer chegar e como quer trilhar o caminho até lá. Por isso, é preciso definir os objetivos estratégicos e mensurá-los claramente nas metas, que permitem desafiar e premiar os melhores colaboradores.

7. Acompanhe os resultados e emita feedbacks

Os resultados dessas metas e de indicadores de desempenho devem ser acompanhados periodicamente, para que os colaboradores saibam no que e como podem melhorar.

Como vimos, saber como engajar a equipe é essencial para o crescimento da empresa, mas é um objetivo que não se consegue do dia para a noite. Por isso, lembre-se de manter os dados atualizados e precisos sobre o desempenho do negócio, e coloque nossas dicas em prática.

Agora que você já sabe como melhorar o engajamento, aprenda a reter talentos com nosso artigo sobre como combater o turnover nas empresas!

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