Finanças

O que são certificados digitais

/
2 0
Tempo de leitura: 2 min

Alguns clientes nos questionam sobre qual certificado digital comprar, dentre os modelos existentes os principais são A1 e A3. Mas afinal qual diferença entre eles? Vamos apenas definir o que é certificado digital e para que serve antes de entrar no tema. O Certificado Digital é a identidade digital da pessoa física e jurídica no meio digital. Ele garante que realmente o arquivo digital é daquela pessoa física ou jurídica citada. Por fazer essa identificação, ele permite que diversos serviços sejam realizados sem a necessidade da presença física, o que significa: agilidade nos processos, sustentabilidade e redução de custos.

Um exemplo de utilização é na emissão de nota fiscal eletrônica.

Bom vamos lá: No quesito segurança de identificação, são idênticos. Tanto faz validar um documento com certificado A1 ou A3. A diferença é na segurança física, onde no certificado A3, você precisa pegar o dispositivo na mão para utilizar o certificado da outra pessoa. Já no certificado do tipo A1, se um terceiro tiver acesso ao arquivo, pode copia-lo. Porém, vale lembrar que na era da informação, os bens mais preciosos das empresas são seus dados, então, é necessário ter mecanismos de segurança digital para proteger todas as suas informações, incluindo o certificado.

Fizemos um estudo e de acordo com as informações levantadas e os chamados realizados pelos clientes, o Certificado A1 tem algumas vantagens perante o A3 e por isso recomendamos o certificado A1.

Vamos as vantagens e desvantagens do certificado A1 (certificado em arquivo):

Vantagens

  • Você pode utilizar o certificado em mais de um computador, ou seja, um mesmo certificado pode ser utilizado por vários usuários;
  • Pode fazer cópia de segurança do seu certificado;
  • O Custo de instalação geralmente é menor pois é mais fácil de realizar;
  • Custo de aquisição menor se utilizado por mais de um usuário simultâneo;
  • Por não ter um dispositivo físico ele nunca vai queimar ou ter problemas técnicos, e deixar você sem emitir nota fiscal de uma hora para outra;
  • Maior compatibilidade com as versões do Windows.

Desvantagens

  • Custo de aquisição ligeiramente maior em relação ao A3, se utilizado por um único usuário simultâneo;
  • Vencimento em um ano;
  • Não usa um dispositivo físico.
Posts Relacionados
/

Alguns clientes nos questionam sobre qual certificado digital comprar, dentre os modelos existentes os principais…

/

Alguns clientes nos questionam sobre qual certificado digital comprar, dentre os modelos existentes os principais…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up