Finanças

Os principais indicadores de desempenho para sua empresa acompanhar

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indicadores de desempenho
Tempo de leitura: 3 min

Uma empresa não deve se preocupar somente em oferecer seus produtos ou serviços ao mercado, pois se a performance das vendas e a satisfação dos clientes, por exemplo, não foram mensurados, os gestores não têm acesso a dados importantes para otimizar suas estratégias.

Sendo assim, é fundamental utilizar indicadores de desempenho para acompanhar os resultados, corrigir falhas pontuais e tomar decisões capazes de potencializar a rentabilidade do negócio.

Por esse motivo, mostraremos 3 importantes indicadores de desempenho que você precisa conhecer e implementar na sua empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

1. Lucratividade

Muitos empresários focam todos seus esforços em acompanhar o faturamento da organização e é muito comum que, em um determinado momento, acabem se deparando com situações nas quais apesar dos resultados serem positivos, não sobra dinheiro. Pode parecer estranho, mas é mais recorrente do que você possa imaginar.

Dado o contexto, é preciso calcular o percentual de risco sobre o total do faturamento, pois isso ajudará a entender melhor qual trajeto a empresa tem seguido e quais ações e medidas podem ser tomadas para otimizar os resultados.

Voltando à falta de dinheiro, é possível que ela esteja relacionada aos custos que o negócio apresenta. O que queremos dizer é que se o faturamento for positivo, mas ainda não há dinheiro disponível, pode significar que a empresa tem custos muito elevados e é preciso resolver essa questão para reduzir os impactos.

Uma boa forma de utilizar este indicador de desempenho é fazendo uma análise sobre a lucratividade. Compare a média apresentada por outras empresas do mesmo segmento para checar se seu negócio está no caminho correto.

2. Ticket médio

Sem dúvida, o valor do ticket médio é um dos indicadores de desempenho mais utilizados, pois permite que os gestores entendam como funciona a dinâmica de vendas em sua empresa.

Como o próprio termo sugere, o ele é uma métrica para mensurar o valor médio a cada transação do negócio, podendo ser acompanhada de três formas:

  • por cliente;
  • por venda;
  • por vendedor.

A partir desses parâmetros, é possível analisar o desempenho de maneira mais ampla, de modo a facilitar a identificação das ações que podem melhorar os resultados. Ao encontrar o ticket médio por cliente, por exemplo, a empresa consegue saber quais deles compram mais, com a finalidade de mudar a forma como se relaciona com esses consumidores, oferecendo um atendimento personalizado e ofertas especiais.

Já no caso do ticket médio por vendedor, é possível identificar quais profissionais têm se saído melhor. A partir dessa informação, é necessário investigar o que tem levado a esses resultados e quais as melhores soluções para a equipe, como capacitações e programas de incentivo.

3. Satisfação dos clientes

Por fim, um indicador de desempenho que pode evitar a evasão de clientes. Afinal, quanto mais satisfeitos com os produtos ou serviços da marca, maiores as chances de que os consumidores continuem comprando. Faça uma pesquisa bem fundamentada para saber qual o índice de satisfação de seus clientes, identificando as demandas do público e desenvolvendo as melhores estratégias de fidelização.

Antes de concluirmos, é importante que você entenda o papel de um ERP neste contexto. Uma solução tecnológica é a maneira mais eficaz de usufruir dos indicadores de desempenho e obter dados precisos dos resultados da empresa e do comportamento de consumo de seus clientes. Vale a pena investir em um software que oferece recursos automatizados para melhorar seus métodos de mensuração.

Como você pôde conferir neste artigo, indicadores de desempenho são ferramentas indispensáveis para qualquer organização que pretenda se manter competitiva em seu nicho de atuação no mercado.

Agora que você já conhece os principais indicadores de desempenho que sua empresa deve acompanhar, não deixe de conferir também nosso post sobre 4 dicas infalíveis para melhorar o ticket médio e aumentar o faturamento!

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