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Qual a importância do pós-venda no seu negócio?

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importância do pós-venda
Tempo de leitura: 7 min

Pronto para refletir sobre a importância do pós-venda? Após a leitura desta postagem, vai ficar claro para você que essa deve ser uma estratégia a ser adotada no seu negócio.

Ela permite aumentar a sua competitividade, melhorar os indicadores comerciais, efetuar vendas adicionais e obter um maior retorno sobre os seus investimentos em atração e fidelização de clientes.

Portanto, neste conteúdo mostraremos os principais benefícios e como fazer pós-venda de maneira eficiente. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura do artigo para conferir!

Por que considerar a importância do pós-venda?

Vamos começar lembrando que o pós-venda é constituído por uma série de ações de contato que, como o nome indica, ocorrem após a compra. Ele se caracteriza pelo envio de mensagens, e-mails, ligações e a realização de tarefas de acompanhamento com o objetivo de se certificar que o cliente está contente com o atendimento e com a compra efetuada.

É nesse momento que surgem oportunidades de novos negócios com esses contatos, que o colaborador consegue investigar a satisfação do consumidor, obter feedbacks e passar credibilidade. Contudo, o cliente não pode ter a sensação de que está sendo procurado exclusivamente para comprar mais, pois ele gosta de receber atenção, e o objetivo do pós-venda é, antes de tudo, conquistá-lo com a demonstração de que a empresa tem um cuidado especial com ele.

O que seu negócio realmente ganha com o pós-venda?

Aumento das vendas

Todas as empresas se esforçam para acompanhar tendências, atrair e conquistar cada vez mais clientes. Quando são concorrentes, todas elas atuam em um público limitado a um determinado número de possíveis compradores. Do mesmo modo, as ações que cada uma dessas organizações coloca em prática também estão limitadas por sua estrutura comercial.

Por isso, a única forma de crescer de forma sustentável é mantendo o máximo desses compradores como clientes e usando a estrutura para expandir. Do contrário, se cada empresa precisa vender apenas para novos clientes todos os meses, jamais aumenta as vendas sem aumentar a estrutura, seja contratando mais pessoal, seja investindo mais em propaganda. É aí que entra o pós-venda, potencializando esses resultados ao estimular a permanência dos clientes.

Valorização da marca

Obviamente, o resultado mais impactante para uma empresa é o crescimento das vendas, mas a reputação da marca é um patrimônio, já que melhora a receptividade e facilita a negociação.

Nesse sentido, mantida a devida atenção aos detalhes da venda, verificadas eventuais dúvidas e solucionados possíveis problemas com a aplicação do pós-venda, você garante uma melhor reputação do seu negócio que, afinal, demonstrou preocupação e atenção para com o cliente.

Levantamento de informações valiosas

A melhor forma de garantir a fidelidade dos clientes é conhecer o seu perfil, suas necessidades, desejos e dores (incômodos e problemas). Com base nessas informações, você consegue elaborar soluções mais adequadas às expectativas deles, além de modelos de atendimento, promoções e ações de divulgação mais eficientes. Esse é um dos pontos altos da estratégia, já que uma das funções do pós-venda é levantar esses dados.

Indicações e vendas adicionais

Embora o melhor resultado do pós-venda seja percebido quando o cliente nota que há interesse na satisfação dele e não apenas em tentar fechar mais um negócio, é comum que surjam oportunidades para solicitar indicações ou oferecer produtos complementares. Com habilidade, sutileza e boas técnicas de venda, essa política funciona muito bem. Afinal, novas compras trazem benefícios adicionais para os compradores e você também pode oferecer vantagens exclusivas para estimular as vendas.

Como fazer pós-venda?

Agora que você já tem uma perspectiva mais ampla sobre a importância do pós-venda, mostraremos algumas boas práticas para implementar uma estratégia de atração e fidelização eficiente em seu negócio.

Agradeça ao cliente pela compra

Boas relações comerciais entre marcas e consumidores são fundamentadas em experiências de compra positivas, nas quais o cliente se sente satisfeito e valorizado pela empresa em cada etapa da transação, inclusive após já ter adquirido o produto. Sendo assim, podemos afirmar que pequenos gestos, como agradecer ao cliente pela compra e pela preferência, contribuem diretamente com a construção de uma relação duradoura e satisfatória para ambas as partes.

Esteja sempre disponível

Como fazer pós-venda sem ser prestativo para seus consumidores, não é mesmo? É muito comum que o cliente — após adquirir um produto — tenha dúvidas sobre seu funcionamento ou questões do tipo. Portanto, é fundamental que ele seja amparado pela empresa por meio de seus canais de comunicação. Esse tipo de ação ajuda a aumentar o nível de confiança e credibilidade da marca diante de seu mercado de atuação.

Antecipe-se e resolva problemas eventuais

Proatividade é a palavra-chave para um pós-venda que se destaca da concorrência. O produto que o cliente comprou já foi entregue? Então, é o momento ideal para entrar em contato e perguntar mais uma vez se está tudo certo com o item adquirido e se ele tem alguma dúvida em aberto.

Com o auxílio de uma ferramenta tecnológica, é possível marcar em sua agenda uma data de previsão da chegada do produto na casa do consumidor — variando entre sete a 30 dias (de acordo com seu mercado) —para que você entre em contato e ofereça suporte.

Vale lembrar, ainda, que essa também é uma grande oportunidade para oferecer outras mercadorias que tenham relação com o produto comprado pelo cliente. Um pós-venda de sucesso é aquele que não apenas satisfaz seus compradores, mas também agrega valor às compras, aumentando o ticket-médio.

Saiba ouvir

Se você quer saber como fazer pós-venda de uma forma que destaque seu negócio da concorrência, é muito importante aprender a ouvir os seus clientes e compreendê-los. O fato é que, quando um consumidor entra em contato com o setor de pós-vendas para fazer uma reclamação, significa que de certa forma ele está satisfeito com o que adquiriu e que tem esperança que a marca solucionará seu problema.

Por isso, saber ouvir as dúvidas, reclamações e sugestões do cliente com empatia, ética e profissionalismo é o melhor caminho para estabelecer uma boa relação comercial e fidelizá-lo ao negócio.

Utilize os feedbacks positivos dos clientes a favor do negócio

Já pensou em utilizar a satisfação de seus clientes em benefício da empresa? Pois bem, considere utilizar os canais de atendimento digitais — nos quais os compradores podem expressar suas opiniões publicamente — para melhorar a credibilidade da marca e aumentar as vendas.

Assim, concluímos nosso texto sobre como fazer pós-venda e por que isso é tão importante. Nesse caso, é fundamental considerar que, se conseguir liderar a sua equipe para focar na solução dos problemas dos clientes, o seu pós-venda fluirá facilmente, pois será resultado de interesse e dedicação. Quando os compradores percebem essa legitimidade no atendimento, realmente tendem a se manter mais fiéis à marca.

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2 Comentários
  • João Baptista patrício Manuel
    1 ano ago

    Gosto das vossas informações relacionadas à negócios

    • Obrigado João Baptista, espero que como esse artigo, outros também sejam relevantes para você

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