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Para que uma empresa consiga crescer é necessário fazer investimentos, porém, ninguém gosta de correr riscos, não é mesmo? Por isso, nada melhor do que saber qual  o retorno sobre investimento que você obteve ao realizar uma determinada melhoria em seu negócio.

Para fazer esse cálculo existe um indicador financeiro chamado ROI. Ele permite analisar se o valor investido em uma melhoria de fato está trazendo os resultados desejados ou não. Portanto, é muito importante saber como calculá-lo para direcionar melhor as suas estratégias.

Você sabe como fazer isso? Não? Então continue a leitura para entender detalhes desse indicador, sua importância e como organizar a fórmula de cálculo.

O ROI e sua importância

ROI é a sigla em inglês para o termo Return on Investiment (retorno sobre investimento). Trata-se de um indicador empregado por empresas e negócios de todos os setores, para avaliar os investimentos realizados em diferentes aspectos da organização, como equipamentos, softwares, treinamentos, marketing e outros.

Por meio do ROI conseguimos ter uma dimensão mais realista daquilo que está contribuindo para aumentar os lucros da organização, além de visualizar o que não tem trazido os resultados esperados, possibilitando um melhor planejamento das próximas estratégias.

É muito importante ter esse panorama da empresa para que o orçamento não seja dispensado com aquilo que não contribui com o negócio. Conhecendo o retorno sobre investimento podemos reforçar o que permite alcançar metas e objetivos, ao mesmo tempo em que melhoramos a estratégia daquilo que não está apresentando bom desempenho.

Com isso, os impactos financeiros negativos podem ser evitados e, consequentemente, o lucro da empresa é maior. Afinal, podemos focar nos investimentos com mais performance e ainda aprimorá-los para que apresentem métricas cada vez melhores.

As variáveis utilizadas para calcular o ROI

O ROI pode ser calculado com uma fórmula simples ou complexa. Nesse segundo caso existem diversas variáveis, que envolvem o lucro operacional da empresa com base no Imposto de Renda, lucro líquido, benefício fiscal e muitos outros. No entanto, o cálculo simples do retorno sobre investimento é suficiente para que você consiga traçar as suas estratégias de uma forma mais eficaz. Ele é feito com base em apenas duas variáveis, que são a receita e os custos.

A receita é o ganho que a empresa obteve ou aquele esperado. Os custos são o valor do investimento, somando todos os elementos envolvidos. Veja no próximo tópico como aplicar essas variáveis na fórmula de cálculo do ROI.

O cálculo do retorno sobre investimento

O retorno sobre investimento é calculado com uma forma muito simples, sendo:

ROI = RECEITA – CUSTOS / CUSTOS.

Ou seja, você obtém o valor do ROI a partir da subtração entre os ganhos e o valor investido, e o resultado dessa conta é dividido pelo total investido. O valor final mostra quanto a empresa conseguiu faturar com o investimento. Para obter um percentual, basta multiplicar por 100. Confira na prática!

Digamos que você tenha feito uma campanha de marketing anunciando uma semana de descontos. Essa campanha custou para a sua empresa R$ 1.000,00 e você conseguiu uma receita de R$ 50.000.

O seu cálculo seria:

ROI = 50.000 – 1.000 / 1.000.

Assim:

50.000 – 1.000 = 49.000 / 1.000 = 49 * 100 = 4.900%

Isso quer dizer que você obteve um retorno de 4.900% sobre o investimento inicial. Para obter um valor ainda mais real, é possível fazer o cálculo da média de ganhos das semanas sem desconto e ver a diferença da receita nos dias com preços especiais. Assim você saberá ao certo quanto a mais esse investimento trouxe. Basta subtrair os ganhos da semana de descontos pela média das demais. O valor obtido será aquele utilizado na fórmula do ROI como receita.

Conhecer o retorno sobre investimento é fundamental para que você consiga tomar decisões mais assertivas e fazer investimentos de forma inteligente. Com isso, gastos excessivos ou desnecessários são evitados, aumentando a receita do seu negócio e, até mesmo, reduzindo os valores investidos.

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário contando se você utiliza outros indicadores para medir o desempenho de suas ações.

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