Finanças

Saiba como aumentar a inteligência competitiva no mercado de varejo

/
9 0
inteligência competitiva
Tempo de leitura: 3 min

Você já parou para pensar na importância da inteligência competitiva no mercado atual? Trata-se de um conceito que visa a base em informações concretas para a tomada de decisões. Não basta controlar as finanças para prosperar. Sua principal meta é atuar no fator competitivo das empresas, a partir da disponibilização de informações.

O uso da ferramenta atenua a margem de erro nas decisões e permite um planejamento mais preciso. Embora a inteligência competitiva seja um campo que ainda está em desenvolvimento no Brasil, prova-se uma medida que não deve ser ignorada. Identificar possíveis ameaças e mudar estratégias são vantagens das empresas que a aplicam.

Se você também deseja estar um passo à frente da concorrência no mercado de varejo, continue a leitura. Listamos abaixo algumas dicas que podem ajudá-lo.

Como otimizar a inteligência corporativa no mercado de varejo

Detalhe os dados e informações

A partir de uma análise de mercado e da interpretação de informações que realmente são relevantes para a sua empresa, é possível identificar do que ela precisa para prosperar. Quer um exemplo? Quando você conhece a fundo o mercado no qual está inserido, as soluções se tornam mais personalizadas às necessidades dos seus clientes. Como pensar em solução quando você não sabe exatamente qual é o problema?

Conheça os pontos fortes e fracos do negócio

Para elaborar estratégias que tragam resultado ao seu negócio, você precisa conhecer relativamente a concorrência. Sabendo de que forma seus concorrentes costumam agir, fica mais fácil estar sempre um passo à frente. Conhecer os pontos fortes e fracos do negócio ajuda a prever mudanças no setor e identificar tendências. As decisões acertadas vêm como consequência de todo esse estudo prévio.

Melhore a análise de dados

Quando os dados ficam dispostos de maneira não organizada, é mais difícil compará-los e analisá-los de modo geral. Ferramentas online permitem uma estruturação de dados que fará a diferença na hora da interpretação. Quando você consegue identificar o que o seu público-alvo tem buscado, fica mais fácil atender às suas expectativas. Nem precisamos dizer que é dessa forma que uma empresa pode ganhar destaque em meio aos seus concorrentes.

Use a automação

Coletar informações, gerenciar tarefas rotineiras da empresa ou mesmo acompanhar processos internos são ações que demandam tempo e dedicação dos colaboradores. Por que não automatizar essas atividades, então? Dessa forma, os trabalhadores ganham em produtividade, já que podem dedicar o tempo que seria gasto nessas atividades manuais à criação de estratégias e otimização dos serviços oferecidos.

Converta dados em informações relevantes

Conhecer números e tendências pode não fazer diferença para quem não sabe exatamente onde empregá-los. Uma análise de preços dos concorrentes, por exemplo, torna-se muito mais efetiva se você incluir fatores como qualidade, localização e estrutura. Muitas vezes, os números por si só, fora de um contexto, não dizem nada.

Como se pode ver, a tecnologia é fundamental na aplicação da inteligência competitiva. Só assim ela pode realmente fazer a diferença nos resultados da empresa.

E por falar em resultados, você sabe como calculá-los? Entende o que deve ser considerado na hora de fazer essa conta? Então, não deixe de ler também este post sobre o que é ROI (Retorno Sobre Investimento).

Posts Relacionados
/

Você já parou para pensar na importância da inteligência competitiva no mercado atual? Trata-se de…

/

Você já parou para pensar na importância da inteligência competitiva no mercado atual? Trata-se de…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up
Open chat
Powered by