Finanças

Saiba como calcular margem de lucro da sua empresa eficientemente

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como calcular margem de lucro
Tempo de leitura: 3 min

Saber como calcular margem de lucro é fundamental para qualquer negócio. Não é raro um empresário conseguir vender muito e, no final do mês, não sobrar um volume de dinheiro no caixa que compense todo o esforço empregado.

A principal razão para que isso aconteça é ter uma margem de lucro baixa ou negativa — prejuízo. Por isso, continue a leitura e elimine qualquer dúvida que possa ter em relação a esse cálculo. Confira!

O que é lucro e margem de lucro?

Para facilitar o entendimento e evitar confusões, vamos começar com a definição de lucro. Ele corresponde à diferença entre o preço de venda de um produto ou serviço e os custos que incidem sobre ele. Assim, se você vende, por exemplo, uma camisa por R$ 200,00 e investiu R$ 150,00 para poder comercializá-la, o seu lucro foi de R$ 50,00 — ou 25% do preço de venda.

A margem de lucro é justamente o percentual do preço de venda que representa o lucro. No caso do nosso exemplo: 25%. Ela é usada para identificar o retorno que você deseja obter com a comercialização de um produto ou serviço.

O cálculo da margem de lucro é simples, mas costuma gerar alguns enganos quando não conhecemos o conceito. A primeira informação que você deve ter em mente é que não existe margem de lucro de 100%. Afinal, se você vende um produto a R$ 100,00, não é possível ganhar os mesmos R$ 100,00 (100%) com a venda. Isso ocorre porque a margem de lucro incide sobre o preço de venda e não sobre os custos do produto.

Como calcular margem de lucro?

Mas então, como calcular a margem de lucro? É simples! Digamos que você deseje obter uma margem de lucro de 10% sobre a venda da camisa que usamos no exemplo. Você sabe que o custo de compra é de R$ 120,00 e, somadas todas as despesas referentes a ela, o seu custo total ficou em R$ 180,00.

Como o seu objetivo é o de uma margem de 10%, você também sabe que esse valor corresponde a 90% do preço final. Assim, basta fazer uma regra de três: (180 × 100) ÷ 90 = 200. Vamos conferir? 200 × 10% = 20, ou seja, os R$ 20,00 adicionados aos custos para gerar o preço final correspondem a 10% — a margem de lucro que você desejava obter.

Quais ferramentas usar para o cálculo de margem de lucro?

Na atualidade, não faz muito sentido que você use a calculadora para obter sua margem de lucro. Afinal, essa tarefa exige dedicação e tempo — o que também é um custo. Existem ferramentas que calculam automaticamente a sua margem de lucro e a apresentam em um formato de fácil consulta, detalhado e em tempo real.

Desse modo, você identifica facilmente a margem de lucro de um produto, uma unidade — no caso de ter filiais —, um período e assim por diante. De posse dessa informação, você pode tomar decisões mais assertivas sobre em quais produtos focar seus esforços de venda, a viabilidade de promoções e sobre as vendas que não valem a pena.

Sistemas de gestão e de frente de caixa são as ferramentas mais indicadas para esse tipo de controle. Ao integrar as operações da sua empresa, elas são capazes de, depois de configuradas adequadamente, coletar automaticamente todos os dados relativos às despesas e apresentar o cálculo para você.

Para concluir o nosso texto sobre como calcular margem de lucro, vale mencionar que esse levantamento pode fazer a diferença entre uma empresa de sucesso e uma com graves problemas de saúde financeira. Não deixe de aplicá-lo e continue se informando sobre gestão!

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