Finanças

Saiba como melhorar a gestão de fornecedores da sua empresa

/
6 0
como melhorar a gestão de fornecedores
Tempo de leitura: 3 min

Você sabe como melhorar a gestão de fornecedores? Aumentar a lucratividade e fazer o negócio crescer são objetivos que pequenos e médios empresários, em especial, sempre têm em mente. Para que essas metas sejam atingidas, uma gestão de fornecedores eficiente é essencial.

À primeira vista, escolher e lidar com fornecedores pode parecer uma tarefa fácil. Bastaria escolher aqueles com o melhor custo-benefício e cultivar esse relacionamento, não é mesmo?

Entretanto, há muitas opções disponíveis no mercado e diversas variáveis a serem avaliadas, que podem tornar essa gestão um verdadeiro desafio. A seguir, você conhecerá dicas de como melhorar a gestão de fornecedores em sua empresa. Vamos lá?

Como melhorar a gestão de fornecedores

Transforme seus fornecedores em parceiros

Crie relacionamentos com seus fornecedores que não sejam baseados apenas em transações financeiras, mas também em confiança. Faça com que eles conheçam os planos e estratégias da sua empresa, para que saibam como podem colaborar ainda mais e atender as suas expectativas.

Trabalhe, ainda, em uma comunicação aberta com os fornecedores e faça dos feedbacks uma prática constante. Assim, mal-entendidos serão evitados e processos poderão ser alinhados com maior facilidade.

Quando os fornecedores sentem que são parte do time da empresa, eles trabalham de forma mais empenhada, eficiente e também satisfatória.

Substitua fornecedores se for preciso

Muitas vezes, as empresas mantêm parcerias com fornecedores apenas por acomodação. Entretanto, avalie constantemente se aqueles relacionamentos são benéficos.

Caso não sejam e caso haja melhores opções no mercado, não hesite em mudar. Substitua fornecedores por outros que lhe ofereçam condições melhores. Sempre leve em consideração a relação custo-benefício, mas também qualidade, agilidade e identificação com o perfil de sua empresa e com o seu público-alvo.

Avalie os riscos

Ao lidar com um determinado fornecedor, sempre avalie os riscos. Solicite referências e exemplos de serviços prestados anteriormente.

Pergunte também quais são as áreas de expertise daquele fornecedor e quanto tempo de experiência no mercado ele tem. Analise se ele é economicamente estável e financeiramente competitivo.

Quando há ciência dessas informações, os riscos de acontecerem interrupções em sua produção por problemas com abastecedores serão mitigados.

Utilize a tecnologia a seu favor

Ao tentar descobrir como melhorar a gestão de fornecedores em sua empresa, lembre-se de que a tecnologia tem um papel muito importante, então, invista em softwares de controle interno de processos e rotinas. Entre as principais funções desses softwares, estão o cadastro e o gerenciamento de informações sobre seus fornecedores.

Você poderá acompanhar melhor todos os fluxos e processos, gerar relatórios de acompanhamento das atividades dos parceiros comerciais e monitorar o desempenho de todos eles.

Assim, para ter um negócio bem-sucedido, não subestime o poder de uma gestão de fornecedores eficiente. A economia de tempo e de recursos que você fará ao melhorar esse processo impactará direta e positivamente sua margem de lucros.

Seguindo nossas dicas de como melhorar a gestão de fornecedores e, especialmente, utilizando a tecnologia a seu favor, você verá sua lucratividade melhorar e sua empresa crescer.

Para conhecer mais sobre nosso software que, entre outras funções, cuidará dos cadastros e do gerenciamento de seus fornecedores, entre em contato agora mesmo. Teremos muita satisfação em atendê-lo!

Posts Relacionados
/

Você sabe como melhorar a gestão de fornecedores? Aumentar a lucratividade e fazer o negócio…

/

Você sabe como melhorar a gestão de fornecedores? Aumentar a lucratividade e fazer o negócio…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up