Clientes

Saiba quais são as tendências para 2020

/
7 0
Tempo de leitura: 6 min

Quando mencionamos uma tendência de mercado, estamos falando de algo que tem grande possibilidade de ocorrer e que pode quebrar paradigmas.

Em nosso mundo, tudo se transforma muito rapidamente. São avanços tecnológicos, novos conceitos sendo desenvolvidos, produtos que revolucionam o mercado, consumidores com hábitos recém-adquiridos, e por aí vai.

Para, não ficar perdido, acompanhe aqui o que é tendência para 2020!

A transformação digital

A transformação digital é algo que alguns chamam de quarta revolução industrial. Como sugere a denominação, ela se caracteriza pela digitalização de todos os processos, assim como pelo uso massivo de novas tecnologias.

Aqui mesmo em nosso site já fizemos mais de uma publicação sobre esse assunto e que servem como exemplo. Nesse caso, podemos citar os softwares para controle fiscal e a tecnologia na comunicação interna da sua empresa.

Como foi explicado naqueles posts, eles promovem o seguinte:

  • Maior segurança e controle das informações
  • Maior interação com a legislação
  • Integração dos processos
  • Redução de custos
  • Centralização da comunicação
  • Organização otimizada dos dados
  • Agilidade nas atualizações

Esses são só alguns exemplos, e lidam apenas com questões bem específicas, mas as aplicações para esse tipo de sistemas são inúmeras assim como suas vantagens, principalmente quando se trata de redução de custos e agilidade em processos.

A aposta no mercado sustentável

As mudanças de hábito e de comportamento das pessoas em relação ao planeta e a si mesmas começou uma nova tendência muito positiva: o mercado sustentável.

Devido à um crescente movimento de conscientização, cada vez mais as pessoas estão dispostas a pagar um pouco mais por produtos que agridam menos o meio ambiente e a sua saúde pessoal, seja na forma de alimentos mais saudáveis ou evitando usar produtos plásticos.

Para provar isso, uma pesquisa realizada pelo Euromonitor International, aponta que ,somente em 2017, esta tendência movimentou mais de 90 bilhões de reais no Brasil e ainda é esperado que cresça 3% por ano até 2022.

Além disso uma pesquisa recente da Consultoria Nielsen indicou que o número de brasileiros investindo em um estilo de vida mais saudável tem crescido cada vez mais nos últimos anos.

Não se esqueça do consumidor

Já faz algum tempo que as empresas perceberam o quanto a experiência do consumidor é importante, só que essa relação vem mudando (para melhor) com o tempo. Podem ser citados como exemplo dois fatores dessa mudança:

Essa relação tem se intensificado

O primeiro fator é que isto tem se intensificado cada vez mais. Ações como um bom pós-venda e uma boa relação no próprio momento da compra são fundamentais para conquistar o cliente. Lembre-se sempre de que venda começa muito antes do negócio se concretizar, assim como o final dela.

Resumidamente, a venda é uma relação que perdura e deve ser muito bem nutrida.

As pessoas já não querem apenas um produto

Outro fator que tem se mostrado cada vez mais certeiro é que, mais do que um produto, as pessoas compram a experiência, ao dar isso à elas, é agregado muito valor àquilo que você vende. O bem-estar do consumidor não vem apenas com o produto, como também com toda essa relação prévia e posterior.

Saiba o que é tecnologia disruptiva

Este termo se resume basicamente em uma inovação tecnológica que provoca uma ruptura com tudo o que vinha antes e que em muitos casos, já não é mais possível imaginar um mundo sem ela.

Os smartphones são um exemplo. Eles mudaram completamente o comportamento de qualquer o comportamento do consumidor assim como a forma de encontrar locais e produtos ao permitir o acesso à internet de qualquer lugar.

Hoje em dia, mais da metade das pesquisas no Google são feitas por meio de smartphones. Isso mostra o impacto desses aparelhos na nossa sociedade e a necessidade de estar presente na internet, afinal, hoje em dia se algo não está na Internet é quase como se não existisse e mesmo que seu negócio esteja disponível online, ser facilmente encontrado via smartphone é tão importante quanto.

Aprenda a avaliar os indicadores da forma certa

Seguindo a mesma ideia está o uso da internet (seja por meio de sites ou redes sociais) para obter e avaliar informações valiosas para seu negócio.

Essas informações permitem que você entenda, de fato, qual é o seu público-alvo, consequentemente possibilitando a criação de estratégias mais efetivas de marketing.

Por isso mesmo é importante estar presente online e ter engajamento com o seu público, já que além disso criar uma boa relação com seus clientes, surge ainda mais interesse pela sua marca.

Conheça o marketing digital

Não importa se estamos em tempo de crise ou se a economia está crescendo. O marketing digital já demonstrou que cresce em qualquer cenário, e essa é uma tendência global.

Investir nessa área tem se tornado cada vez menos um diferencial e mais uma obrigação, especialmente em grandes mercados, onde a disputa por atenção do cliente é constante e cada recurso utilizado pode definir se o seu negócio vai ser deixado pra trás ou não.

Algumas das estratégias mais comumente utilizadas são as seguintes:

  • E-mail marketing
  • Criação de blog com conteúdo para conquistar novos consumidores
  • Inbound marketing
  • Ações efetivas nas redes sociais
  • Criação de tráfego orgânico e pago
  • Utilização de técnicas de SEO para indexar nos mecanismos de busca
  • Uso de links patrocinados

Home office em crescimento

Essa tendência tem ganhado cada vez mais força mundialmente apesar de ainda ser enxergado com receio por alguns empresários. O fato é que viajar todos os dias para exercer serviços que muitas vezes só exigem um computador e conexão à internet, coisa que a maioria das pessoas têm acesso em casa, já não faz tanto sentido.

Em 2018, foi feita uma grande pesquisa chamada Home Office 2018. O que se descobriu nela foi que 45% das empresas já haviam aderido a esta forma de trabalho e várias outras tinham essa meta.

Outras instituições também realizaram pesquisas sobre o tema. A conclusão foi que, entre os benefícios do home office, estão os seguintes:

  • Aumento da produtividade
  • Maior engajamento dos funcionários
  • Ganho em satisfação dos colaboradores
  • Ausência de perdas de comunicação, graças à internet
  • É uma modalidade regulamentada pela reforma trabalhista

O engajamento da terceira idade

Pode parecer absurdo para alguns devido à imagem às vezes associada a esse público, o de que não têm costume de usar a internet ou novas tecnologias em geral, mas é preciso lembrar que os tempos têm mudado. Já nasceram gerações que nem sequer sabem como é um mundo sem smartphones ou internet, por isso talvez seja hora de rever seus conceitos.

Alguns fatores que você deve considerar são:

  • O envelhecimento da população
  • Eles estão mais engajados do que no passado às tecnologias
  • Mesmo não tendo nascido na era digital, eles estão se adaptando a ela

Ou seja, ignorar a terceira idade é um erro grave quando falamos em tendências para 2020. Se eles são potencialmente parte do seu público-alvo, não se esqueça de direcionar estratégias de marketing a eles.

Essas são algumas dicas de tendências para se seguir, sabendo se adaptar a elas, sua vida como gestor e empreendedor ficará mais fácil e, seu negócio, mais lucrativo.

Tags
2020
Posts Relacionados
/

Quando mencionamos uma tendência de mercado, estamos falando de algo que tem grande possibilidade de…

/

Quando mencionamos uma tendência de mercado, estamos falando de algo que tem grande possibilidade de…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up