Gestão

Descubra como solucionar seu estoque parado.

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estoque parado
Tempo de leitura: 6 min

Você percebe o quanto um estoque parado é prejudicial para a saúde financeira da sua empresa, mas não sabe como evitar isso? Então, pare de se preocupar agora mesmo! Nesta postagem vamos relacionar algumas dicas ótimas para facilitar sua rotina.

Mais do que isso, vamos te ajudar a entender a lógica da gestão de estoques com foco na rotatividade dos itens. Basta continuar a leitura! Confira!

1. Planeje bem a compra dos produtos

O problema com estoque parado pode ser causado por excesso de aquisição de produtos. Sendo assim, além de ficar atento à sua real demanda, não se deixe levar pelo poder de convencimento dos fornecedores. Sempre pense muito bem antes de adquirir novas mercadorias. Por mais que seus fornecedores façam recomendações, lembre-se de que eles querem que você compre — e compre muito!

Portanto, faça suas aquisições sempre com base em relatórios e estudos de mercado. Preferencialmente, procure se basear em dados provenientes de várias fontes combinadas, como estimativa da equipe de vendas e histórico de períodos anteriores, pois isso ajuda a diminuir a margem de erro.

2. Avalie o estoque constantemente

Fique de olho em seu estoque. Dedique especial atenção àqueles produtos que parecem estar sendo vendidos muito lentamente. Nesse caso, é quase certo que há acúmulo de mercadoria. Quando perceber uma situação assim, crie descontos e promoções para esses produtos. Assegure-se também de que novos itens do mesmo tipo não serão adicionados ao estoque.

3. Planeje bem a compra dos produtos

Como vimos, o problema com estoque parado pode ser causado por excesso de aquisição de produtos. Sendo assim, além de ficar atento à sua real demanda, não se deixe levar pelo poder de convencimento dos fornecedores. Sempre pense muito bem antes de adquirir novas mercadorias. Por mais que seus fornecedores façam recomendações, lembre-se de que eles querem que você compre — e compre muito!

Portanto, faça suas aquisições sempre com base em relatórios e estudos de mercado.

4. Crie promoções

As promoções são uma das melhores maneiras de se evitar o estoque parado. Por mais que alguns produtos já não vendam com a mesma frequência, um bom estímulo certamente conseguirá mudar esse cenário. Uma boa dica é misturar os produtos que estavam parados com os novos, formando kits. Assim, eles se tornarão muito mais atraentes aos olhos dos consumidores. Não se esqueça, ainda, de dar uma ampla divulgação às promoções.

5. Invista em tecnologia

Muitas vezes, o desconhecimento do próprio estoque é o que leva a empresa a ter uma grande quantidade de mercadorias paradas. Por isso, é essencial conhecer e controlar bem seu inventário. Para tanto, a tecnologia será uma grande aliada nessa missão. Como o controle manual pode ser muito oneroso e consumir muito tempo, é possível pode utilizar softwares especializados.

Há os softwares ERP, que são ideais para o gerenciamento de estoque. Por meio deles, você conseguirá controlar não só o inventário, mas todas as operações da empresa a partir de uma única base. Ao utilizar essa ferramenta para gerenciar seu estoque, você terá ganhos em eficiência e diminuirá os desperdícios. Ainda, alcançará uma maior previsibilidade de demanda, evitando comprar produtos desnecessários de seus fornecedores.

6. Organize o espaço físico

A falta de organização do espaço físico favorece avarias nas mercadorias e dificulta que elas sejam encontradas. Itens espalhados pelos corredores, grupos de produtos misturados sem critérios e falta de espaço são problemas que, na prática, podem esconder os produtos.

Como resultado desse engano é possível que em uma eventual contagem essa falta seja interpretada como uma diferença e os itens sejam baixados. Para repor essas mercadorias será feita uma nova compra, mesmo que os produtos se encontrem na empresa.

7. Faça um diagnóstico dos processos

A maioria dos problemas de estoque que costumam chamar nossa atenção são efeitos e não causas. Você pode fazer uma promoção para terminar com alguns produtos parados, como sugerimos, mas isso não significa que o problema foi resolvido.

Por isso, é preciso pensar sobre o que ocasionou a sobra. Pode ter sido um erro de previsão, uma encomenda que não foi devidamente garantida, uma falha de procedimento de contagem e assim por diante.

A forma de resolver a questão de modo mais definitivo é avaliar todos os processos que influenciam o controle de estoque, como separação de pedidos e previsão de compras, para identificar falhas e corrigi-las.

8. Faça inventários periódicos

Por mais perfeito que seja o seu controle é quase certo que ocorrerão falhas em alguns procedimentos. Por isso, é fundamental elaborar um cronograma de inventários. Você pode determinar um calendário de contagem por grupo de produtos, contar os itens que tiveram movimentação e estabelecer outros critérios, de modo a facilitar o procedimento.

No entanto, deixar de fazer esses controles ou contar todos os itens uma única vez por ano é muito mais trabalhoso e menos eficiente. Depois de um período mais longo você não tem mais como identificar o que ocasionou o problema e isso impede de corrigi-lo.

9. Negocie com fornecedores

Muitos fornecedores adotam políticas de trocas e reposições que ajudam a eliminar produtos parados. Em razão de atenderem mercados maiores, eles podem viabilizar trocas ou até mesmo assumir o prejuízo, se considerarem que isso é importante para manter seus clientes.

Por isso, é fundamental que você aplique uma boa política de gestão de fornecedores, pois é ela que permite manter uma rede variada e que promova a concorrência entre eles. Na medida certa, essa política vai garantir um maior poder de negociação.

Por fim, lembre-se de que o estoque parado significa redução no fluxo de caixa, sobrecarga de um espaço físico precioso e gastos com manutenção e mão de obra, muitas vezes sem retorno algum. Colocando essas dicas em prática, certamente reduzirá seus custos e aumentará seus lucros.

Agora que concluímos, vamos interagir um pouco sobre o tema. Para isso, deixe o seu comentário neste post. Você pode manifestar uma dúvida, contar uma experiência, acrescentar outras dicas ou o que mais achar pertinente.

Gostou do post? Se você quer melhorar ainda mais o desempenho do seu negócio, continue conosco e conheça os principais indicadores de venda para uma empresa. Boa leitura!

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