Finanças

Você sabe como o controle interno ajuda a redução de riscos?

/
5 0
controle interno
Tempo de leitura: 3 min

Para começar sem qualquer dúvida, vamos esclarecer que controle interno é um conjunto de políticas planejadas pela administração para garantir confiabilidade nas informações financeiras, cumprimento de normas estabelecidas e eficiência no uso de recursos.

Em outras palavras, o objetivo dessa estratégia é estar em conformidade com leis, seguir normas internas e adotar boas práticas de gestão, capazes de garantir excelência na administração e no monitoramento do negócio.

Com base nessa descrição rápida, você pode pensar facilmente em uma série de benefícios trazidos pela adoção do controle interno. Neste post, mostraremos a sua importância e como ele pode ajudar a reduzir riscos. Confira!

Como o controle interno impacta positivamente na empresa?

O primeiro aspecto que precisamos mencionar é que o simples fato de a empresa tomar a iniciativa de adotar o controle interno já melhora a sua credibilidade. Embora essa decisão nem sempre seja de conhecimento público, pode fazer uma diferença enorme diante de eventuais investidores, parceiros, fornecedores e, até mesmo, do gerente do banco.

Ao mesmo tempo, usar o controle interno não significa que você precisa adotar práticas de auditoria e controle tão complexas quanto as de uma multinacional. Uma empresa de menor porte pode elaborar estratégias eficientes que não demandem muita burocracia, processos complexos, demorados e engessados. Afinal, a flexibilidade é um diferencial desse tipo de empresa.

Para facilitar tudo, com o uso da tecnologia, qualquer negócio pode adotar essa prática sem que a carga de trabalho aumente exageradamente. Até mesmo as empresas familiares têm benefícios graças a esse tipo de controle.

Além disso, considere que a adoção do controle interno tem uma influência extremamente positiva na cultura organizacional. Conforme a empresa começa a utilizar métodos mais eficientes de monitoramento das operações, os colaboradores percebem isso como um sinal de correção que, além do efeito de um bom exemplo, restringe a possibilidade de que alguém adote qualquer conduta eticamente duvidosa, o que é ótimo para a lucratividade.

Como o controle interno auxilia na redução de riscos?

Fraudes, erros e problemas podem ocorrer em situações diversas, mas especialmente quando permitimos que eles aconteçam. Ao mesmo tempo, qualquer experiência implica riscos, que são evitados apenas por meio de ações diretas com esse objetivo, como a implementação do controle interno.

Ter um sistema bem elaborado, que preveja avaliações periódicas, criteriosas e tecnicamente bem executadas é uma das maneiras mais eficientes de diminuir riscos. Ele melhora a transparência de dados contábeis exclusivamente para quem precisa tem permissão de acesso a eles.

Além disso, a segurança dos dados e do patrimônio da empresa é mais garantida e a contabilidade se torna mais eficiente em retratar a saúde do empreendimento, o que facilita correções e aprimoramentos.

Outro aspecto importante é que o controle interno tem relação direta com a verificação da conformidade com as normas, o que evita eventuais multas e punições. O simples esquecimento de entregar uma guia, por exemplo, pode gerar punições, mas isso é evitado ao usar o controle.

Para concluir, vale reforçar que, atualmente, a tecnologia é fundamental para o controle interno. Especialmente diante da complexidade do nosso sistema tributário, fica muito difícil para uma empresa aplicá-lo manualmente, pois a dificuldade de operacionalizar os processos da empresa é um fator que complica até mesmo o controle mais elementar.

Quer mais informação sobre como fortalecer as chances de sucesso do seu negócio? Acesse e curta a nossa página no Facebook, você vai encontrar ótimas dicas lá!

Posts Relacionados
/

Para começar sem qualquer dúvida, vamos esclarecer que controle interno é um conjunto de políticas…

/

Para começar sem qualquer dúvida, vamos esclarecer que controle interno é um conjunto de políticas…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up